Topo

Tecnologia


Como instalar o robô-telefonista que liga sem parar para empresas?

Getty Images/iStockphoto/Anastasiia_New
Como instalar o robô-telefonista Imagem: Getty Images/iStockphoto/Anastasiia_New

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

2018-09-18T04:00:00

18/09/2018 04h00

Depois de lerem a história sobre um desenvolvedor que criou um robô-telefonista para se vingar de uma empresa que o ligava sem parar, centenas de leitores se animaram e pediram para também usar a ferramenta. 

“Como consigo esse robô?”, perguntou um leitor ao UOL Tecnologia. “Gente, isso é utilidade pública. Precisa ser repartido com milhares de cidadãos que vivem sendo perturbados por empresas sem escrúpulo algum”, disse outro.

VEJA MAIS:

Bem, vocês pediram e vamos explicar como instalar e fazer funcionar o robô-telefonista. Aguente firme, porque dá trabalho, mas dá certo no fim.

Como fazer o robô-telefonista funcionar?

  1. Baixe e instale o Node.js, um programa que traduzirá os códigos do robô-telefonista para outros sistemas (Veja aqui).
  2. Abra no navegador o código do robô-telefonista (Veja aqui).
  3. Abra o prompt de comando do seu sistema operacional e digite “npm instal ligar-cobranca -g” (isso vai instalar o script no seu computador).
  4. Antes de prosseguir, você precisa configurar um serviço de voz sobre IP, que será o responsável pelas ligações. O usado por Porto é o TotalVoice, que, é bom ressaltar, cobra pelas ligações -- ao criar uma conta, você recebe R$ 3 para utilizar a título de testes.
  5. Após fazer o cadastro, copie o número do seu token. Você vai precisar.
  6. Volte ao prompt de comando. Digite “ligar-cobranca” para que ele rode o script do robô-telefonista.
  7. Só falta dar ao robô algumas instruções. Para isso, você tem que digitar “Ligar-cobrança -- de = (inserir o seu número aqui) -- para (inserir o número da empresa aqui) - - token = (inserir o seu token) tipo = (aqui você tem de inserir um número de 0 a 5; dependendo da escolha, muda o que seu robô vai dizer; explicamos no próximo item)”.
  8. O código do robô traz opções para você decidir o que ele vai dizer quando fizer ligações. Se você incluir 1 no campo “tipo”, ele vai dizer "Vocês já estão bravos? Não? Então espera ai."; se a opção for 2, será: "Alô? Alô? Alô? Oi, está me ouvindo? Então espera ai que já te ligo de novo."; se for 3, será: "Você irá receber ligações infinitamente, até que pare de ligar no meu número";  se for 4, será: "Esse é meu jeito de viver, ninguém nunca foi igual, a minha vida é fazer, o bem vencer o mal, pelo mundo viajarei tentando encontrar, o Pokémon e com o seu poder tudo transformar"; se o número escolhido for o 5, será: "Olá, tudo bem? Parece que o jogo virou, não é mesmo? Vou te ligar repetidamente, igual vocês fazem comigo"; se o número escolhido for 0, ele vai dizer alguma das opções acima aleatoriamente.
  9. Pronto, você já definiu para quem seu robô vai ligar e o que ele vai dizer. Mas definiu parâmetros para uma ligação apenas. Só que o intuito é disparar diversas ligações, não? É isso que você tem de fazer agora. Primeiro, copie a linha de código que você já configurou no bloco de notas e salve com o nome “npm.bat”. Antes de salvar, escolha a opção “todos os programas”.
  10. Agora, você tem que definir o intervalo em que o robô vai ligar. Copie no bloco de notas o seguinte código:

loop
call npm.bat
sleep 60
goto loop
pause

Em “sleep”, você decide a cada quantos segundos o robô vai ligar. Salve o arquivo como “loop.bat”.

Aplicativo para Android

Se você achar tudo isso muito difícil, há uma boa notícia. O desenvolvedor que criou o robô-telefonista lançou um aplicativo que faz as partes mais difíceis para você. Só que, por ora, está disponível apenas a versão para celulares Android - procure no Google Play por "LigarCobranca - Robô Telefonista". O app para o iPhone ainda está em fase de aprovação na Apple.

Com o app, você não precisa escrever código nenhum nem recortar trechos do scritp. Ainda assim, você ainda tem que se cadastrar em alguma ferramenta que faça ligações de Voz sobre IP. Com sua conta já criada, você terá de inserir o número de telefone do qual as ligações partirão, o número que receberá essas ligações e o token

Mais Tecnologia