Topo

Uber lança versão para celular sem espaço, esquema pré-pago e novo Pool

Manik Gupta, vice-presidente de produto da Uber, apresenta a versão Lite - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Manik Gupta, vice-presidente de produto da Uber, apresenta a versão Lite Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

25/09/2018 11h36

A Uber anunciou que o app Uber Lite passará a funcionar a partir de hoje no Brasil. Lançado em teste primeiro na Índia, o novo app é uma versão mais leve e simples do aplicativo principal da companhia e voltado para usuários de celulares mais baratos e com menos memória.

São 5 MB, ou três selfies

Manik Gupta, vice-presidente de produto da Uber

O aplicativo está disponível a partir de hoje na versão Beta na Play Store, para celulares Android.

Veja também:

A novidade da Uber é um pouco diferente do aplicativo principal. Ele não tem, por exemplo, automaticamente o mapa que mostra o local em que você e o motorista estão - o usuário, no entanto, pode ativar o mapa.

O Uber Lite também não mostra uma caixa de texto para você inserir onde está, mas sugere localizações próximas a você baseadas em sua localização.

Aplicativos leves se espalham por diferentes companhias - existem também do Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram, Skype e muito mais. Eles devem ganhar força principalmente com a chegada do Android Go, sistema operacional do Google otimizado para celulares basicões com até 1 GB de RAM.

Uber Cash

Outra novidade é que a partir de agora você vai poder carregar dinheiro no aplicativo da Uber como faz com o seu celular pré-pago. A nova funcionalidade irá entrar em ação no Brasil a partir desta quarta (26). 

O objetivo da Uber é que seja possível carregar dinheiro no aplicativo em qualquer lugar do país. Serão feitas parcerias com lojas que já vendem o cartão pré-pago da Uber, por exemplo. 

Depois de comprados os créditos, o usuário só terá que entrar em pagamentos e clicar em pré-pago. Aí basta colocar um código e os fundos instantemente entrarão no aplicativo.

A intenção da Uber é dar opções para usuários brasileiros que não tenham cartão de crédito e enfrentam problemas com pagamentos em dinheiro - seja rejeições de motoristas ou falta de troco.

Uber Pool remodelado e mais barato

A Uber ainda anunciou que remodelou completamente o Uber Pool para que ele seja mais eficiente para motoristas e passageiros. O recurso, que permite que várias pessoas dividam o mesmo carro, passará a funcionar no meio de outubro em São Paulo inicialmente. 

Ele usará uma tecnologia nova para alinhar rotas semelhantes. Com a novidade, será possível sugerir ao passageiro que caminhe até determinado local para que a viagem de todos seja mais rápida. 

A Uber chama a ideia de "uma pequena caminhada e uma grande economia". A intenção é que as corridas por meio do recurso custem 35% menos que o UberX para passageiros e que renda o mesmo do que uma corrida da modalidade X para motoristas. 

Segundo Ethan Stock, diretor de corridas compartilhadas da Uber, os engenheiros trabalharam do zero para reconstruir o Uber Pool. A principal meta era reduzir experiências frustrantes de passageiros e motoristas, que tinham que dar voltas enormes a depender da rota sugerida pelo app. 

Vou de app! Na briga com o Uber, os táxis não morreram

Confira o especial