Topo

Atenção! Falha no novo iOS expõe fotos de usuários de iPhones

Brecha pode ser usada para pessoas acessarem fotos sem saber a senha - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Brecha pode ser usada para pessoas acessarem fotos sem saber a senha Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/10/2018 14h37

Uma falha no iOS 12, novo sistema operacional dos iPhones, pode expor fotos de usuários dos smartphones da Apple. A brecha permite que hackers com acesso físico aos aparelhos consigam ver, depois de realizar uma série de comandos, imagens pessoais das galerias dos usuários.

O problema foi notado pelo pesquisador amador de segurança espanhol Jose Rodríguez, que descobriu uma brecha que permitia que hackers acessassem contatos e fotos dos iPhones mesmo sem saber a senha do aparelho.

Veja também:

A brecha foi primeiramente corrigida com a atualização do sistema 12.0.1, mas o mesmo pesquisador espanhol descobriu uma nova falha nesta versão do software, ainda mais fácil de acessar do que a anterior.

Por meio da falha, hackers com acesso físico ao iPhone podem acessar seu álbum de fotos, selecionar imagens e enviar para qualquer pessoa utilizando o aplicativo Messages da Apple. Como a brecha necessita de menos trabalho que a anterior, usuários de iPhone podem estar expostos a familiares, amigos, namorados(as) ciumentos(as) e afins.

A falha, mostrada em vídeo pelo pesquisador, permite que as fotos dos usuários de iPhones sejam expostas se o hacker seguir dez passos simples a partir da tela bloqueada de um iPhone. O problema compromete usuários de todos os modelos atualizados para o novo sistema operacional – segundo a Apple, mais da metade de seus aparelhos no mundo já atualizou o sistema.

A brecha usa elementos como o Voice Over e a Siri para conseguir ter acesso às imagens da galeria dos usuários. A reportagem do UOL Tecnologia procurou a Apple, que não quis se pronunciar a respeito do problema.

Até a falha ser corrigida, os usuários podem se precaver desabilitando a Siri da tela bloqueada. Para isso, basta entrar em Ajustes, depois Face ID e código (ou Touch ID e código) e então clicar em “Desabilitar Siri”, logo abaixo de “permitir acesso quando bloqueado”.