Topo

Novos iPhones ganham mais proteção contra água, mas continuam sem garantia

Problemas causados por líquidos são um dos mais comuns - Getty Images/iStockphoto
Problemas causados por líquidos são um dos mais comuns Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/10/2018 04h00

Tenho uma boa notícia: os novos iPhone XS e iPhone XS Max ganharam mais proteção e resistência contra danos sofridos por água. Ao mesmo tempo, sinto informar: eles continuam sem garantia da Apple para problemas ocorridos por líquidos.

Agora, os dois iPhones citados contam com a certificação IP68 - antes, os últimos modelos lançados pela Apple, assim como o novo iPhone XR, tinham a resistência contra água IP67. Mas o que muda?

VEJA TAMBÉM

A diferença é que você vai poder submergir o iPhone a uma profundidade um pouco maior. Enquanto a resistência IP67 permite que o aparelho seja submerso até um metro por no máximo 30 minutos, a IP68 vai deixar que os novos modelos fiquem a uma profundidade de dois metros por até 30 minutos. 

Na prática pode não parecer muito, mas ajuda.

O problema é que o iPhone continua sem garantia contra problemas causados por água - e esse é um dos principais dramas de quem tem um smartphones.

No seu site oficial, a Apple diz que "os danos provocados por água ou outros líquidos no iPhone não são cobertos pela garantia".

Se o iPhone ou iPod apresentar dano por líquido (por exemplo, café ou refrigerante), o reparo não será coberto pela garantia limitada de um ano da Apple

Os celulares da Apple são equipados com um indicador de contato com líquido que muda de cor se o aparelho já tiver tido algum contato com água - se a cor mudar para vermelho, quer dizer que o iPhone teve ação de água e não terá mais cobertura da garantia.

A Apple alega que o indicador não será ativado por umidade e mudanças de temperatura que estão dentro dos requisitos ambientais do produto. No entanto, é bom ficar atento, porque até aquele vapor de água do seu banho pode ativar esse indicador e acabar com a garantia do aparelho. 

Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

Relembre a evolução
 

Por que queremos o iPhone XR

UOL Notícias