Topo

Está usando certo? Emojis ganharam novos significados na batalha por votos

Eleitores dos dois lados têm sua própria linguagem nas redes sociais - Arte/UOL
Eleitores dos dois lados têm sua própria linguagem nas redes sociais Imagem: Arte/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

23/10/2018 04h00

De um lado, bandeiras do Brasil, mãozinhas e óculos escuro. De outro, coração, unicórnios e arco-íris. Se você tem um lado nesta eleição, já deve ter percebido que nunca mais vai poder escolher certos símbolos para ilustrar uma conversa trivial no WhatsApp --pelo menos, não até esse turbilhão eleitoral passar. Os emojis ganharam novos significados na "guerra" online por votos para Fernando Haddad (PT) ou Jair Bolsonaro (PSL).

UOL Tecnologia selecionou alguns dos principais usados por cada lado da disputa, assim você não corre o risco de usar errado ou ser associado com um movimento que não se identifica. Confira:

Veja também:

Emojis usados por apoiadores de Fernando Haddad

Coração vermelho: o coração é um dos principais emojis usados por quem apoia Fernando Haddad, na ideia da campanha do "amor contra o ódio". O coração costuma ser vermelho -- representando tanto a cor da paixão quanto a cor do partido.

Estrela: a estrelinha também é usada em redes sociais por apoiadores de Haddad. Estrela é o principal símbolo do PT, partido do candidato à Presidência.

Mão no rosto: a mão no rosto em gesto de "não acredito que você está falando isso" é usada pelos dois lados, mas normalmente é mais vista em mensagens de eleitores de Haddad. O gesto é irônico, contra propostas e incongruências do adversário.

Arco-íris: o candidato Fernando Haddad (PT) tem um grande apoio entre o público LGBTQ+, tendo em vista as declarações homofóbicas já emitidas por Bolsonaro. O arco-íris é o símbolo histórico desse grupo.

Vômito: não é de hoje que o emoji de um rosto vomitando é usado politicamente. Ele já foi bastante adotado por apoiadores de Dilma Rousseff (PT), na época do impeachment, e vez ou outra reaparece na hora de criticar propostas com as quais você não concorda.

Emojis usados por apoiadores de Jair Bolsonaro

Dedo apontando para o lado: não era a ideia inicial do emoji, mas o dedo apontando para o lado virou o principal emoji dos apoiadores de Bolsonaro --é reproduzido inclusive pelo candidato. Isso porque ele lembra o gesto de armas com a mão, repetido à exaustão pelo político e que dá o tom da campanha do presidenciável.

Bandeira do Brasil: é uma tendência em posts de eleitores anti-PT há alguns anos, mas agora está fortemente associada ao PSL. Um dos slogans da campanha do candidato é o "Brasil acima de tudo".

Dedo para cima: o dedo para cima é usado vez ou outra por apoiadores de Bolsonaro e pelo próprio político. Ele pode fazer referência a Deus --como o gesto com o dedo para cima que jogadores costumam fazer após marcar gols.

Rosto com óculos escuro: esse emoji é usado por quem considera Bolsonaro um "mito", apelido que costuma aparecer entre a militância do candidato. A ideia é associar a figurinha ao "oclinhos thug life", que costuma aparecer em vídeos da internet com a música "Turn Down For What" após alguém fazer algo considerado incrível.

Arma: Bolsonaro é abertamente a favor do porte de arma por parte de cidadãos e esse é um emoji usado por apoiadores do candidato. O curioso é que a imagem não é tão mais usada nos teclados por decisão das próprias empresas de tecnologia -- após assassinatos em massa nos Estados Unidos (onde o porte é legalizado), fizeram o emoji de arma real virar uma réplica de brinquedo.

Emojis usados pelos dois lados

Cara de choque: a cara de espanto é costumeiramente usada para acompanhar alguma notícia supostamente bombástica sobre um candidato ou ameaça na eleição. Já circulou bastante em notícias falsas, criadas com texto para chamar atenção.

Risada: tirar sarro do candidato adversário é uma constante na eleição de 2018. Ambos os lados usam o emoji de risada para isso, normalmente com um tom de ironia e deboche.

Cara pensativa: também com doses de ironia, o emoji de uma pessoa pensativa é usado para apontar uma contradição no discurso do candidato ou insinuar falhas no adversário.

Dedo para baixo: usado para compartilhar notícias (tanto reais quanto falsas), o dedo para baixo também é um recurso para chamar a atenção de quem está passando o olho por redes sociais e aplicativos. A intenção é apontar para algo que vem logo abaixo no texto. O problema é que ele anda inundando as correntes eleitorais enviadas via WhatsApp.

Palmas: o que não falta são elogios para seu próprio candidato, né? E não há emoji mais presente para isso do que as palmas em louvor a quem o eleitor apoia, seja ele Fernando Haddad ou Jair Bolsonaro. 

Seu contato vale R$ 0,24: como funcionam as "máquinas de spam" no WhatsApp que teriam sido usadas na eleição

Entenda