Topo

Tecnologia


Sticker do WhatsApp: como aumentar sua galeria de figurinhas no app

Divulgação/WhatsApp
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

2018-10-28T14:07:47

28/10/2018 14h07

Foi só o WhatsApp liberar o envio de stickers nesta semana, e as figurinhas já começaram a invadir as conversas dos brasileiros no aplicativo de bate-papo. Outros serviços já disponibilizam essas carinhas, mas o envio era sempre feito à base de truques; agora ele é feito oficialmente pelo WhatsApp.

Para ter acesso à novidade, é preciso primeiro ter o aplicativo atualizado. Se bater alguma dúvida, é só checar. Se o seu celular for um Android, certifique-se de que a versão do WhatsApp instalada é a 2.18.329. Se for um iPhone, a versão tem de ser a 2.18.100.

VEJA TAMBÉM:

A partir daí, é fácil acionar a lista de stickers. Do lado da caixa de texto em que as mensagens são escritas, há um ícone. Basta clicar nele.

Ao fazer isso, você vai perceber que há apenas 25 figurinhas disponíveis – são as simpáticas xícaras feitas por Minseung Song, um dos designers do WhatsApp. Apesar de elas serem bonitinhas, você não precisa ficar só com elas.

WhatsApp tem regra própria, mas nem por isso você pode quebrar a lei

Entenda

Você vai perceber que há um botão com o sinal de “mais” no canto superior direito do catálogo de stickers. Clique nele. Surgirá uma lista com 12 pacotes (11 além do que já vem instalado). Se você optar por baixá-los, terá acesso, ao todo, a 265 figurinhas. Essa opção vale tanto para Android quanto para iOS.

É possível expandir sua coleção ainda mais, mas essa dica vale, por enquanto, apenas para quem usa celular com o sistema operacional do Google.
Ao rolar a lista de novos pacotes para baixo até o final, você notará que há o botão “obter mais figurinhas”. Ao clicar nele, você será levado para uma seleção de aplicativos que oferecem novas figurinhas e estão dentro da Google Play.

VEJA TAMBÉM:

É claro que nem todos os serviços que incrementam sua seleção de stickers estão nessa lista. O próprio Song, do WhatsApp, sinalizou isso. Em sua conta pessoal no Twitter, ele compartilhou um pacote de sticker de imagens com as fases da Lua, que não está na lista.

O WhatsApp aposta que desenvolvedores criarão mais figurinhas, tanto que até liberou as especificações gráficas para que inundem seu aplicativo com novos stickes.

Mais Tecnologia