Topo

Depois da concorrência: Apple planeja iPhone com 5G só em 2020

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

03/11/2018 10h19

O iPhone que chegará ao mercado em 2020 será compatível com conexões 5G, reportou a "Fast Company". A Apple planeja fabricar o aparelho com um modem da Intel, que será capaz de fazer o celular atingir a nova velocidade de internet móvel, que ainda não é oferecida no mercado de telefonia.

Segundo a reportagem, a fabricante de chips trabalha em um precursor do modem 5G, intitulado 8060, que servirá de protótipo para testes com o primeiro iPhone 5G. O nome (ou número) da peça que será usada no celular da Apple é 8161.

VEJA TAMBÉM

A parceria entre as duas empresas não é garantida, pois a Apple está insatisfeita coma Intel pelo fato do modem 8060 ter apresentado dificuldades para dissipar calor. Essa questão é importante pelo fato da frequência de ondas que será usada para a rede 5G, que exigirá trabalho dos modems dos celulares - e, consequentemente, aquecerá o aparelho.

O 5G traz outra questão, que é a da durabilidade de bateria. A nova velocidade resultará em maior consumo de dados, exigindo mais da carga do celular. O mesmo já acontece entre as redes 4G e 3G.

Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

Relembre a evolução

A Apple tem a Intel como fornecedora de modems desde 2015, sendo que a última leva de iPhones (XS, XS Max e XR) tem a fabricante de chips como fornecedora exclusiva da peça. A "Fast Company" diz que o problema da Apple com a Intel ainda não é grande o suficiente para que a parceria seja quebrada, mas a empresa fundada por Steve Jobs já sondou outras companhias para caso a atual parceira seja incapaz de resolver a questão da dispersão de calor.

A Qualcomm, que é líder na fabricação de chips, tem um produto pronto para a primeira leva de smartphones 5G, que será aproveitada pelas chinesas Oppo, Huawei e Xiaomi em dispositivos que devem ser apresentados na MWC (Mobile World Congress), em fevereiro de 2019.

Principal rival da Apple, a sul-coreana Samsung também está atrás do 5G e deve se antecipar em relação à empresa americana, já que o Galaxy S10 pode vir a ser compatível com a novidade tecnológica.

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais