Topo

Horário de verão: seu celular não vai atualizar; saiba acertar hora

É melhor ajustar o relógio na mão para não perder a hora neste domingo - Getty Images/iStockphoto
É melhor ajustar o relógio na mão para não perder a hora neste domingo Imagem: Getty Images/iStockphoto

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

03/11/2018 18h00

Não dê bobeira! Se você usa celular Android e espera que o aparelho mude automaticamente para o horário de verão às 0h de domingo (4), é melhor ir se preparando para o caso de isso não acontecer. Devido a dificuldades para adaptar o sistema às mudanças feitas pelo governo brasileiro, o Google acredita que alguns usuários terão que atualizar a hora do aparelho manualmente.

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa dica é para você, já que as provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.

O SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal) comunicou na sexta-feira (2) que as operadoras de telefonia programaram o horário de suas plataformas e serviços de acordo com o calendário oficial. A mudança automática para o horário de verão está prevista, mas pode não ocorrer dependendo das configurações de diferentes celulares.

"Se a função 'Data e Hora' do seu celular não estiver em modo de busca automática do horário da rede da operadora, fique atento, pois o aparelho não atualizará a hora para o horário de verão automaticamente", informou.

Entenda o caso

Normalmente, o sistema operacional do Google, que equipa 86% dos smartphones no Brasil, atualiza automaticamente o horário e o fuso horário, ou seja, sem que o usuário tenha que intervir.

A plataforma se baseia em um banco de dados de fuso horário que está dentro do sistema e em sinais enviados pela rede das operadoras de celular.

VEJA TAMBÉM:

Quando há alguma alteração da hora, como a que ocorre no Brasil por conta do horário de verão, os fabricantes do dispositivo em que roda o Android podem alterar o sistema ao enviar uma atualização. Esse update modifica o banco de dados de fuso horário.

No ano passado, o governo brasileiro alterou o início do horário de verão em 2018 do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. É aí que mora o problema.

Alguns fabricantes até lançaram mão de mecanismos para atualizar os smartphones e tablets de suas marcas sem exigir que todo o sistema seja completamente atualizado. As operadoras de celular também podem ajustar o horário ao enviar um sinal contendo as informações corretas de hora e fuso horário.

Só que esse sinal não atualiza o arquivo de banco de dados, mas deve permitir que dispositivos com "Hora e data automáticas" e "Fuso horário automático" ativados ajustem automaticamente seu fuso horário para que corresponda à hora local.

Essas atualizações não chegaram a todos os celulares, haja vista o que aconteceu há duas semanas quando vários donos de celulares relataram que seus relógios foram adiantados em uma hora.

Por isso, é provável que você terá de fazer isso sozinho. Veja abaixo as dicas para acertar a hora e não chegar atrasado:

Como corrigir no Android

  1. Antes de domingo (4), vá ao menu "Configurações", procure “Sistema”, escolha “Data e Hora”;
  2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”;
  3. Adicione 1 hora em seu horário local;
  4. Na manhã do dia 4, desfaça essas configurações: ative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e reinicie seu aparelho.

Como corrigir a hora no iPhone

  1. Vá a "Ajustes", selecione "Geral" e depois "Data e Hora".
  2. Observe o item "Fuso Horário" e veja se ele está informando mesmo o horário de sua cidade. Caso não esteja, selecione o local correto.
  3. Se mesmo assim a hora não for corrigida, desabilite a opção "Automaticamente". Assim, você pode configurar a hora manualmente enquanto o problema não é corrigido.

Como corrigir a hora no computador

O horário de alguns computadores e notebooks também podem não ser atualizados automaticamente. Veja abaixo como ajustar a hora manualmente em dispositivos com o sistema operacional Windows, usado pela maioria dos brasileiros:

  1. Clique sobre o local em que aparece a hora do computador;
  2. Abra a opção de configuração da "Data e Hora".
  3. Desabilite o item "Definir hora automaticamente".
  4. Em seguida, selecione a opção "Mudar data e hora".
  5. Agora é só você adicionar a hora certa e confirmar.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/tag-page-dicas-de-tec-1527773271442.vm’)