Topo

Valerá em jogo do Corinthians: Uber terá nova tecnologia em grandes eventos

Uber usará nova tecnologia em saídas de grandes eventos - Chris Ratcliffe/Bloomberg
Uber usará nova tecnologia em saídas de grandes eventos Imagem: Chris Ratcliffe/Bloomberg

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2018 16h10

A maneira de chamar um carro da Uber após grandes eventos como jogos de futebol ou shows mudará no Brasil. O aplicativo usará uma nova tecnologia, que será implementada neste sábado (10) no clássico entre Corinthians e São Paulo, na Arena Corinthians, em Itaquera.

A novidade do aplicativo estará presente logo que o usuário solicitar a viagem. Em vez da tradicional tela com a placa do carro, a foto e o nome do motorista, será exibido um PIN de seis dígitos no app do usuário.

Veja também:

Esse PIN deverá ser digitado no aplicativo do motorista para que a viagem se inicie, com dados e endereços informados anteriormente. A tecnologia já foi utilizada em grandes eventos fora do Brasil, como o Super Bowl nos Estados Unidos, e terá na Arena Corinthians o primeiro ponto fixo permanente na América Latina ? ela chegou a ser testada em um dia da GameXP, que ocorreu no Rio.

A tecnologia visa escoar multidões de maneira mais rápida após grandes eventos. Quando chegarem ao endereço de partida, os motoristas parceiros serão orientados por uma equipe sobre o local de encontro determinado para embarcar usuários. Os usuários também receberão atenção de equipes in loco para serem direcionados ao local de embarque ? no caso, o Portão H da Arena em Itaquera.

O usuário receberá o código após solicitar a viagem e poderá embarcar em qualquer veículo identificado da Uber na área de embarque ? essa é uma diferença bem grande em relação a quando pedimos corridas normalmente pelo app, já que usuários e motoristas não precisarão ficar procurando um ao outro.

A Uber diz ter realizado estudos de engenharia de tráfego na região em dias de jogos e visitas técnicas para planejar a tecnologia, que promete deixar a saída dos eventos mais rápida. Por outro lado, o usuário não poderá fazer a conferência entre foto do motorista e placa do carro, um fator de segurança da empresa. O PIN, contudo, pode garantir a segurança da ação.

Recentemente, Corinthians e Uber acertaram uma parceria para a empresa ser o aplicativo oficial de mobilidade nos jogos do clube em seu estádio. Para o clássico entre Corinthians e São Paulo, é esperado um público na casa das 40 mil pessoas ? já foram vendidas 34 mil entradas antecipadamente.

Como chamar um Uber com a nova tecnologia:

? Ao final do jogo,  os usuários cadastrados no aplicativo deverão sair pelo portão H e seguir as placas indicativas até a área de embarque exclusiva da Uber;
? Ao chegar à área de embarque, o usuário deverá solicitar seu uberX normalmente;
? Após confirmar, o aplicativo vai mandar um PIN (código de 6 números) ao usuário;
? O usuário então vai se dirigir ao local indicado para a chegada dos veículos;
? Quando chegar sua vez, o usuário será direcionado pela equipe Uber até o próximo veículo que se aproximar;
? O usuário então fornecerá o PIN ao motorista parceiro para que ele insira no aplicativo dele;
? O código será validado e a viagem será iniciada.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(?embed-infografico?,?/2018/vou-de-app-na-briga-com-o-uber-os-taxis-nao-morreram-1535390834840.vm?)