Topo

Ajuda, contatinho: jovem pede no Tinder auxílio para prova de matemática

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 11h19

Nem todo mundo se dá bem com números. Mas quase ninguém recorre ao Tinder para solucionar esse problema. Isso, porém, foi exatamente o que uma estudante norte-americana de engenharia fez na véspera de uma importante prova na faculdade.

Dias antes de uma prova de cálculo, Madeline McMaster, estudante de 19 anos da Universidade de Minnesota, desistiu de tentar aprender vendo tutoriais na internet e partiu para uma tentativa radical -- e pouco usual. Postou no Tinder uma foto em que segurava um cartaz com os seguintes dizeres:

Eu preciso de ajuda com cálculo

Jovem procurou ajuda para prova de matemática no Tinder - Reprodução/Twitter  - Reprodução/Twitter
Jovem procurou ajuda para prova de matemática no Tinder
Imagem: Reprodução/Twitter

Para cativar alguma alma bondosa – e craque em contas -- e deixar claro que o interesse nos estudos não era brincadeira, ela ainda alterou sua bio no aplicativo de paquera:

Eu tenho uma prova de meio de semestre amanhã e não tenho a menor ideia de como fazer isso. Eu literalmente preciso de ajuda com cálculo. Apenas deslize para a direita se você for bom em matemática

Apesar de estar encrencada, McMaster parece ter bom senso de humor. Tanto é que tuitou um print de sua conta no Tinder como se fosse uma resposta às constantes perguntas de sua mãe sobre como estava indo na escola.

Ela contou ao “Mashable” que enrolou até a última hora para estudar e, para piorar, não encontrou no campus da faculdade um colega que geralmente a ajuda.

Depois de encara os problemas por 45 minutos, eu percebo que não há absolutamente a menor chance de eu sacar como resolvê-los

A mensagem publicada no Tinder não rendeu nenhum encontro. Já a repercussão da iniciativa no Twitter foi diferente. Apareceram diversas pessoas para ajudar, que até mandaram material de estudo. Se funcionou ou não, ela só saberá quando sair a nota da prova feita nesta quinta-feira (8).

“A matéria em que eu vou melhor definitivamente é o inglês. Eu sempre fui horrível em matemática, então só Deus sabe por que eu escolhi uma formação em engenharia quando eu vim para a universidade”

Lidar com o desespero de estudar às pressas para uma prova de cálculo provavelmente não será mais um problema com que McMaster enfrentará no ano que vem. Ela pediu transferência para outro departamento, que lida com artes e humanidades. Já começou a cursar algumas aulas de psicologia, que, segundo diz, envolvem uma “versão mais digestível” de ciência. Ainda assim, não descarta recorrer ao Tinder novamente se a coisa apertar.

Depois de se tornar um viral, McMaster começou a ser questionada por amigos como se virou um hit na internet. “Ensina aí seu segredo, eu tenho tentado fazer isso por anos”, perguntou uma conhecida.

McMaster revelou o segredo do sucesso:

O truque é simples: sendo uma idiota