Topo

Caiu aí? "Teste de rotina" derruba Facebook em diversos países

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 15h57Atualizada em 07/05/2020 01h08

Maior rede social do planeta com 2,27 bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook saiu do ar nesta segunda-feira (12). Internautas em todo o Brasil foram afetados pelo problema técnico, que teve origem em um teste da própria empresa.

"Hoje, um teste de rotina fez com que as pessoas tivessem problemas para acessar ou postar em todos os serviços do Facebook. Nós rapidamente investigamos e restauramos o acesso para todos. Lamentamos pelo inconveniente", explicou um porta-voz do Facebook.

O site Down Detector, que acompanha relatos de quedas de serviços conectados, recebeu mais de mil avisos de que a rede social está fora do ar em vários lugares do mundo, como México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia - fora o Brasil. Os problemas atingiram tanto o aplicativo para celulares quanto o site da rede social.

Os relatos sobre a instabilidade da rede social começaram a pipocar pouco antes das 16h (de Brasília). Pouco menos de 40 minutos depois, o acesso começou a ser restabelecido para alguns usuários.

VEJA TAMBÉM:

Ao tentar acessá-la, uma mensagem em inglês aparecia. "Desculpe, algo deu errado. Estamos trabalhando nisso e vamos arrumar quando pudermos", diz o texto.

Pelo Twitter, usuários ironizaram a queda do serviço e questionaram onde é para reclamar, já que não conseguiam se conectar ao site. O tema virou um dos Assuntos do Momento globais do Twitter, com a hashtag #FacebookDown.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

Em um primeiro posicionamento enviado ao UOL Tecnologia, o Facebook informou que tentou solucionar a situação o mais rápido possível. "Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o quanto antes", dizia o texto.

Entenda a tecnologia por trás das nossas coisas

Leia mais