Topo

Tipo Facebook? WhatsApp quer mudar a ordem do que você vê no status

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 12h10

Quem usa iPhone passou a ter acesso ao programa de testes oficial do WhatsApp na última sexta-feira (9). Desde então, os usuários que aceitaram receber bem antes as novidades que o serviço de mensagens prepara para o iOS já observaram alguns testes.

Um deles é que o aplicativo estuda mudar a ordem do que o usuário visualiza no status. Sabe aqueles vídeos e fotos publicados por seus contatos e que somem depois de 24h?

Na versão de testes para o sistema operacional da Apple, os status das pessoas agora aparecem em uma ordem que leva em conta a interação do usuário com os seus contatos e não mais por uma ordem cronológica.

O recurso de classificação organiza automaticamente as exibições dos contatos com quem mais o usuário interage. Tudo é feito via algoritmo e parece ser inspirado no que já acontece no Facebook — só para lembrar, o Facebook é dono do WhatsApp.

Segundo o site WABetaInfo, que costuma antecipar informações sobre o aplicativo e detalhar os testes feitos pela empresa, quanto mais o usuário conversar com outro, mais existe a chance do status publicado por ele aparecer primeiro. Isso vale para troca de mensagens, vídeos, fotos, entre outros.

Para o WhatsApp Beta, a melhor forma de aumentar a classificação é ligar para um contato específico usando o aplicativo. Interações com usuários dentro de um mesmo grupo também contam.

O contrário também acontece. Se você ignorar uma mensagem recebida, o status de quem enviou essa mensagem tende a aparecer mais para baixo na tela de status.

Ao que tudo indica, o novo recurso de classificação funciona localmente no celular do usuário. Sendo assim, nenhum dado aparentemente é enviado ao WhatsApp. De acordo com o WABetaInfo, se você apagar o WhatsApp, reinstalá-lo e não restaurar o backup, o aplicativo vai fazer todo o processo novamente, pois o histórico terá se perdido.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui

Para ter acesso a essa novidade, você precisa instalar a versão 2.18.102.4 do WhatsApp Beta.

Veja abaixo como entrar no programa de teste do WhatsApp para iOS:

  • Baixe o TestFlight da App Store;
  • Após instalar o serviço, clique aqui para requisitar a entrada no grupo de testes;
  • Depois de ser redirecionado até a área de testes do WhatsApp, clique em "aceitar" para prosseguir;
  • Depois de aceitar o convite, você começará a testar as versões beta do WhatsApp para iOS; ela aparecerá na sua lista de apps a serem atualizados;
  • Quando você clica em instalar, o TestFligh irá te avisar que você pode perder seus dados; isso não ocorre de fato, mas é sempre bom fazer backup dos seus dados antes de usar uma nova versão de testes do WhatsApp.