Topo

Jetsons vêm aí? Apple faz chamada de vídeo em relógio poder virar realidade

Reprodução
Imagem: Reprodução

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 12h34

Seu iPhone está distante e você precisa realizar uma videoconferência. O que fazer? Se depender de uma nova tecnologia registrada pela Apple, você fará a chamada de vídeo usando apenas o relógio conectado Apple Watch. Exatamente como faziam os personagens do desenho animado "Os Jetsons".

A empresa criou um sistema para incluir câmeras e processadores de imagem no acessório de pulso para capturar e transmitir vídeos ao vivo, segundo mostram documentos de uma patente registrada junto ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) nesta terça-feira (13).

Não é de hoje que a Apple quer fazer seus relógios realizarem chamadas de vídeo pelo FaceTime. Em 2015, a empresa lançou a segunda versão do sistema operacional WatchOS 2, que permitia fazer ligações, mas apenas de voz. A nova tecnologia pode ser o passo inicial para conversas de vídeo por meio de relógios virarem realidade, assim como em "Os Jetsons". Tim Cook, CEO da Apple, já disse que é fã do desenho.

Eu costumava ver 'Os Jetsons' quando era criança. Amo 'Os Jetsons'

A ideia da Apple, descrita no documento, é instalar duas lentes na pulseira do relógio que tenha capacidade de se conectar à rede celular -- uma delas ficaria acima e outra abaixo da caixa da caixa do relógio.

As lentes capturariam imagens dentro de um ângulo de 106º, e o processador dentro do relógio faria o trabalho de combinar os vídeos para lidar com sobreposições e cobrir pontos cegos.

O novo Apple Watch Series 3 pode atender ligações diretamente, sem a necessidade de manter um iPhone por perto - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
O Apple Watch Series 3 pode atender ligações diretamente, sem a necessidade de manter um iPhone por perto
Imagem: Divulgação/Apple

O microchip também identificaria um objeto em movimento -- o rosto de quem estiver falando, por exemplo –, para priorizar o processamento das imagens dele.
No documento, Apple sugere que as lentes poderiam ser trocadas por outros tipos, como olhos de peixe, estereoscópica e com zoom. Isso poderia abrir uma linha de negócio com a venda de pulseiras especializadas em um tipo de filmagem ou de diversas lentes.

Como trata-se ainda de uma patente, a tecnologia pode não entrar em funcionamento. As últimas versões Apple Watch vêm ganhando cada vez autonomia em relação ao iPhone. Desde o seu lançamento, ele passou a acessar redes de internet móvel, o que lhe permite atender e fazer ligações.

Ainda assim, ele não é capaz filmar ou tirar fotos; só pode controlar a câmera do iPhone com que está emparelhado. Como toda patente, ainda não há qualquer previsão de quando isso sairá do papel, mas, sem dúvida, seria uma grande adição ao já bem-sucedido Apple Watch.

Apple registra tecnologia que coloca câmera em relógio conectado para fazer chamadas em vídeo - Reprodução/USPTO - Reprodução/USPTO
Apple registra tecnologia que coloca câmera em relógio conectado para fazer chamadas em vídeo
Imagem: Reprodução/USPTO