Topo

Tecnologia


Pirando nas figurinhas para WhatsApp? Aprenda a fazer as suas

Divulgação/WhatsApp
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2018-11-17T12:50:01

17/11/2018 12h50

É bastante provável que em algum momento dos últimos dias você tenha recebido alguma figurinha no WhatsApp. Pois esse recurso estreou recentemente no app mensageiro e, é claro, já está sendo utilizado à exaustão pelos seus usuários.

De cara, é preciso garantir que você tenha a versão correta do app instalada no seu celular. Se o seu aparelho for um Android, certifique-se de que a versão do WhatsApp instalada é a 2.18.329. Se for um iPhone, ela tem de ser a 2.18.100.

Feito isso, o acesso às figurinhas é encontrado na mesma janela na qual você seleciona qual emoji vai utilizar. Para acessar as figurinhas, basta selecionar essa opção em destaque.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Feito isso, haverá uma seleção inicial de imagens para serem utilizadas. 

Reprodução
Imagem: Reprodução

É claro que nós não ficaríamos contentes com meia dúzia de figurinhas. Aqui, temos uma boa notícia: é relativamente simples adicionar novas imagens à sua coleção.

Para isso, basta clicar no "+" que fica na extremidade dos pacotes de figurinhas que você já possui. 

Reprodução
Imagem: Reprodução

A partir daí é possível baixar alguns pacotes pré-definidos no próprio aplicativo ou, ainda, no caso de celulares Android, acessar a Google Play e baixar pacotes criados pela comunidade.

Faça você mesmo

Se mesmo com a oferta de figurinhas você não estiver satisfeito, nós temos uma boa notícia: é possível criar suas próprias imagens. E você nem precisará de conhecimentos avançados de programação ou edição de imagens para isso.

Por enquanto, somente os donos de celulares Android podem fazer isso - mas há um "jeitinho" de transportar as figurinhas criadas para celulares iOS, sobre o qual falaremos adiante. 

Para criar suas próprias figurinhas, o primeiro passo é baixar um app chamado Sticker Studio.

Uma vez nele, basta clicar no "+" e escolher se você deseja tirar uma foto ou, ainda, selecionar uma imagem da sua galeria. 

Reprodução
Imagem: Reprodução

A partir daí, o procedimento é bastante intuitivo: basta traçar uma linha com o dedo para recortar a imagem. 

Reprodução
Imagem: Reprodução

Após recortar a imagem, basta apertar "Save" para criar um novo pacote de figurinhas. A partir daí, basta adicionar novas imagens a ele. Importante: o nome desse pacote não pode ter espaços.

Quando você tiver ao menos três imagens, você pode exportar esse pacote para o WhatsApp. Para isso, clique no ícone do WhatsApp do lado do nome do pacote (ou no alto da tela, caso ele esteja aberto).

Reprodução
Imagem: Reprodução

Feito isso, o pacote estará disponível para ser utilizado no WhatsApp.

Reprodução
Imagem: Reprodução

E no iPhone?

Ainda que o iOS não conte com um app que permita criar suas figurinhas, com a ajuda de alguém que tenha um celular Android e o Sticker Studio, é possível guardar as figurinhas personalizadas em sua biblioteca.

Para isso, basta criar as imagens seguindo o roteiro acima e pedir para que a pessoa as envie em uma conversa de WhatsApp. A partir daí, basta apertar sobre cada figurinha e você terá a opção de colocá-las entre seus favoritos. Assim, elas ficam disponíveis para serem usadas a qualquer momento. 

Mais Tecnologia