Topo

A Samsung criou um recurso bem estranho para ajustar brilho da tela

Recurso de selfie para regular tela será usado lá fora no Samsung Galaxy J8 - Divulgação
Recurso de selfie para regular tela será usado lá fora no Samsung Galaxy J8 Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

19/11/2018 15h45Atualizada em 28/11/2018 09h05

A última atualização de software para o Galaxy J8, da Samsung, causa um certo estranhamento em tempos onde a privacidade na internet está sendo cada vez mais ameaçada. Segundo o site "Sam Mobile", especializado em novidades dos celulares Samsung, o J8 vai tirar selfies para ajudar a ajustar o brilho da tela.

Os smartphones de baixo custo da Samsung não costumam vir com sensor de luz ambiente, peça necessária para que o celular conte com brilho automático de tela. Tal recurso aumenta ou reduz o brilho de acordo com a luz ambiente do momento. Se estiver escuro, reduz a luz da tela. Se fizer sol, a tela ganha mais brilho para compensar.

VEJA TAMBÉM:

A mensagem explicativa do programa diz que o recurso novo para o Galaxy J8 passará a usar o sensor de câmera frontal para cumprir essa missão, pois o modelo não conta com o sensor próprio para isso.

A câmera frontal irá automaticamente tirar uma foto a cada vez que você desbloqueia seu telefone. A foto irá somente ser usada para medir as atuais condições de luz ambiente e não irá ser armazenada em lugar algum

Captura de tela do recurso do Samsung Galaxy J8 que tira fotos com câmera frontal para ajustar brilho da tela - Reprodução - Reprodução
Captura de tela do recurso do Samsung Galaxy J8 que tira fotos com câmera frontal para ajustar brilho da tela
Imagem: Reprodução

Como diz a mensagem, a ideia é que a foto seja um tipo de parâmetro para o software decidir que intensidade de luz irá aplicar sob a tela naquele momento em que você acabou de desbloquear o celular. 

Se você desbloqueia o celular algumas dezenas de vezes por dia, imagine que serão dezenas de selfies também. Apesar de a mensagem tentar te tranquilizar dizendo que a selfie em questão não será armazenada, esse recurso deixa muitas perguntas no ar.

Como assim a selfie não será armazenada, já que essa imagem será necessária para calibrar o brilho? E se for salva, por quanto tempo será? Na memória RAM, usada para dados temporários? E é apagada logo depois mesmo? Um especialista mal intencionado conseguiria recuperar essas selfies, da mesma forma que é possivel recuperar certas fotos e arquivos deletados do celular?

Se a resposta a essa última pergunta se tornar positiva, há um novo problema de privacidade a ser resolvido aí.

Um celular tirando selfies por conta própria vai gerar um grande volume de informações visuais que podem prejudicar severamente o usuário em mãos erradas, como saber como é a casa dele em detalhes. Ou tirar nudes sem autorização, se você está com o celular momentos antes e depois do banho.

Outras dúvidas: isso vai gastar demais a bateria do celular? E afinal, compensa trazer o recurso de brilho automático com essa gambiarra para economizar com a ausência do sensor certo? Os usuários pediram por isso?

O UOL procurou a Samsung para esclarecer detalhes deste recurso e se ele será adotado no Galaxy J8 vendido no Brasil, além de outros modelos da marca. Esta nota será atualizada quando obtivermos essas informações.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/chamada-nomes-celulares-1533129059765.vm’)

Galaxy A9: o celular com quatro câmeras da Samsung

UOL Notícias