Topo

Por que empresa americana teve que mudar nome de celular por causa da Vivo?

Celulares da linha Vivo da fabricante Blu, que agora se chama "V" no Brasil - Divulgação
Celulares da linha Vivo da fabricante Blu, que agora se chama "V" no Brasil Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

20/11/2018 17h04Atualizada em 27/11/2018 12h39

Para quem não conhece, existe uma marca de smartphones norte-americana chamada Blu, atuante no mercado desde 2010. A empresa já vende timidamente seus celulares no Brasil, em sites como Mercado Livre e Notetec. Agora uma linha de celulares intermediários da Blu, chamada Vivo, deu problema com a operadora homônima Vivo, da Telefônica.

Segundo uma mensagem divulgada pela Blu à imprensa, a fabricante foi impedida de vender seus celulares mais recentes, Vivo XI e Vivo XI+, com esses nomes no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

A BLU PRODUCTS, INC. fabricante dos aparelhos celulares da Marca BLU nos mais variados modelos, vem comunicar aos distribuidores e consumidores de seus produtos que o telefone BLU VIVO XI e BLU VIVO XI+ serão de agora em diante comercializados no Brasil com a marca BLU V XI e BLU V XI+, em razão da TELEFÔNICA S.A. detentora da marca VIVO no Brasil ter criado oposições.

A Blu obviamente não tem relações com a operadora Vivo, que é propriedade da empresa espanhola Telefónica. Mas para piorar a confusão, ela também não tem nada a ver com outra Vivo: uma fabricante de celulares chinesa que neste ano lançou o Nex S, um celular com câmera frontal que "pula" do corpo e que apareceu bem nos anúncios da Copa da Rússia.

Lançados em agosto e setembro lá fora, os Vivo XI e XI+ trazem configurações interessantes: processadores que rodam até 2 GHz (Mediatek Helio P22 no XI, Helio P60 no XI+), memória RAM de 3 GB (XI) a 6 GB (XI+) armazenamento de 32 GB (XI) a 64/128 GB (XI+), e tela de 5,9 polegadas (XI) a 6,2 polegadas (XI+).

Os preços são convidativos: a partir de R$ 880 para o Vivo XI, e R$ 1.600 para o Vivo XI+. Ou melhor dizendo: para os V XI e XI+. Caso tenha se interessado, saiba que os nomes novos já estão sendo usados no Mercado Livre.

A mudança de nome ocorrerá apenas no Brasil, e em todos os demais países em que atua, a Blu --que por sinal é chefiada por um brasileiro, Samuel Ohev-Zion-- manteve o nome original dos modelos.]

ATUALIZAÇÃO [22.nov.2018 10h14]: Procurada, a operadora Vivo disse que é uma marca "com alto renome no Brasil e a Telefônica Brasil, detentora da marca no país, é a única empresa que pode utilizá-la comercialmente".

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/chamada-uol-testa-1533128500686.vm’)