Topo

Black Friday: dispara busca online por Galaxy J8, TV de até 50" e notebook

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 16h33

A Black Friday é dominada por consumidores ávidos por comprar eletrônicos. A julgar pelos dados internos do Google, repassados com exclusividade ao UOL Tecnologia, é possível ver, porém, que tipo de aparelho o brasileiro está procurando comprar no feriado comercial deste ano. Em categorias desejadas como as de smartphones, TV e computadores, dispararam as buscas online por Galaxy J8, televisores com até 50 polegadas e Chromebook, respectivamente.

O Google averiguou o volume de buscas na internet realizadas pelos consumidores brasileiros na semana dos dias 4 e 10 de novembro, antes da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (23). Os resultados foram comparados com a quantidade de pesquisas online feitas uma semana antes.

A partir daí, a empresa chegou aos itens que já atraiam um volume significativo de buscas e tiveram um salto no nível de pesquisas.

Entre os celulares, os principais são:

  • Samsung Galaxy J8: 16%
  • iPhone 8 Plus: 15%
  • iPhone 8: 13%
  • Moto G6 Plus: 12%
  • iPhone 7 Plus: 11%
  • Moto G6, iPhone 7 e iPhone X: 10%
  • iPhone (de modo geral): 7%

A plataforma do Google não é a única a que os internautas estão recorrendo para decidir que celular vão comprar. Nesta semana, o Galaxy J8 também foi o celular mais buscado do Zoom, o site comparador O Moto G6 Plus foi o segundo mais procurado até o momento, enquanto os modelos os Galaxy J5 Pro e J5 Prime seguiram na terceira e quarta posição, respectivamente.

Confira o "Top 10" dos smartphones mais buscados no Zoom:

Entre as TVs, a tecnologia de tela mais buscada ainda é a LED, que responde por 61% das buscas. Ainda assim, o interesse por elas neste ano caiu 33%. As pesquisas por televisores com display de QLED e OLED cresceram mais de 300% e 96% neste ano, respectivamente.

Quando o tamanho da tela é adotado como critério, percebe-se que as pesquisas por TVs com 41 e 50 polegadas cresceram 21% na semana do dia 10 de novembro, em relação ao período anterior. Nesta base de comparação, os itens mais buscados foram:

  • 41 a 50 polegadas: 21%
  • 31 a 40 polegadas: 20%
  • 21 a 30 polegadas: 17%
  • Até 20 polegadas e de 51 a 60 polegadas: 16%
  • Acima de 70 polegadas: 12%
  • 61 a 70 polegadas: 11%

Já entre os computadores, o Chromebook, computador portátil do Google, teve uma alta de buscas de 18% na semana averiguada pelo Google. Isso pode ser explicado pelo baixo volume de pesquisas online sobre este produto. Já a procura por notebook, um item bastante visado, subiu 16%.

  • Chromebook: 18%
  • Notebook: 16%
  • All in one: 14%
  • 2 in 1: 12%
  • Netbook: 11%
  • Desktop e ultrabook: 7%