Topo

Que cara tem o presidente dos EUA? Para a Siri, Donald Trump é um pênis

Para Siri, assistente pessoal da Apple, a imagem de Donald Trump, presidente dos EUA, é um pênis. - Reprodução/iPhone
Para Siri, assistente pessoal da Apple, a imagem de Donald Trump, presidente dos EUA, é um pênis. Imagem: Reprodução/iPhone

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

23/11/2018 12h31

Não sei como contar isso, mas lá vai: a Siri, assistente pessoal da Apple, acha que a melhor foto que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é a de um pênis. Pronto, falei.

Ao perguntar pela idade de Trump à Siri, usuários topavam com informações sobre ele tiradas da Wikipédia. Estava tudo lá: ele é o 45º presidente dos EUA, nasceu em 1946 na cidade de Nova York, graduou-se em economia na Universidade de Pensilvânia e virou presidente do negócio da família em 1971.

VEJA TAMBÉM:

Tudo certo, incluindo peso e altura, até o hospital em que nasceu. Uma informação, porém, destoava do tom sério dos dados: a foto de Donald Trump. No lugar dela, a Siri mostrava a imagem de um pênis humano. Sim, um pênis. Imagens do serviço prestado pela Siri estão circulando na internet.

Antes de achar que a Apple iniciou uma investida de trolagem contra Trump, saiba que a bizarrice tem explicação. Como a assistente pessoal extrai informações da internet, ela tenta recorrer a fontes confiáveis. Uma delas é a Wikipédia.

VEJA TAMBÉM:

Só que, como se trata de uma enciclopédia colaborativa, a Wikipédia está sujeita a alterações maliciosas de pessoas mal-intencionadas. Foi isso que ocorre, segundo disse um editor da enciclopédia online ao “The Verge”. Ao trocar a foto de Trump pela imagem de um pênis, um internauta fez o chamado “vandalismo digital”.

“Ele foi bloqueado indefinidamente”, disse o editor. Se você tiver curiosidade, é possível conferir aqui o histórico de modificações na página de Trump na Wikipédia. Como a mudança na enciclopédia foi revertida, se você perguntar agora à Siri sobre Trump, não verá a imagem de um pênis e, sim, a do presidente dos EUA sorridente.