Topo

Partiu Marte! Elon Musk diz que há 70% de chance de ele vazar da Terra

Elon Musk, presidente da SpaceX, planeja ir pessoalmente a Marte - Reuters
Elon Musk, presidente da SpaceX, planeja ir pessoalmente a Marte Imagem: Reuters

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

26/11/2018 12h56

Que Elon Musk planeja uma missão espacial da SpaceX a Marte, você já sabe. Só que ele quer ir pessoalmente visitar o planeta vermelho e estima haver 70% de chances de que isso ocorra.

"Nós fizemos uma série de descobertas que... eu estou realmente empolgado a respeito", afirmou Musk em entrevista da Axios e transmitida pela HBO neste domingo (25).

Eu estou falando sobre ir até lá

Em outras oportunidades, o presidente da SpaceX afirmou que os planos são lançar duas missões de naves cargueiras rumo a Marte em 2022. A primeira viagem tripulada seria feita no ano seguinte, mas em direção à Lua. A decolagem de uma nave repleta de humanos só ocorreria em 2024. É nesta que Musk pretende embarcar.

VEJA TAMBÉM:

Ele não irá sozinho, pois já abriu a possibilidade para que interessados em se tornar turistas espaciais comprem seus tíquetes. Só que isso não sairá barato. Segundo Musk, viajar a Marte deverá custar "cerca de algumas centenas de milhares de dólares".

Arte do que seria o lançamento da espaçonave SpaceX, de Elon Musk -  -
Imagem do foguete da SpaceX que deve levar humanos a Marte em 2024

Além de pagar uma fortuna, os futuros turistas têm de estar preparados para embarcar em uma viagem sem volta.

Sua probabilidade de morrer em Marte é bem maior do que na Terra

Elon Musk

O executivo diz que é possível ainda que essa fatalidade ocorra no caminho do planeta vermelho. E ainda que os viajantes cheguem a Marte, sobreviver às condições inóspitas do planeta será outra tarefa difícil. Nem isso, porém, faz Musk recuar da ideia de ir a Marte.

"Há muita gente que escala montanha. Pessoas morrem no Evereste o tempo todo", diz ele. "Elas gostam de fazer isso pelo desafio." 

Empreendedor vida louca ou gênio incompreendido: quem é Elon Musk?

Leia mais