Topo

Tchau, entalhe! A próxima moda dos celulares pode ser o "furo na tela"

Suposto novo celular da Samsung pode ter esse design na tela, como mostra a imagem de conceito - Reprodução
Suposto novo celular da Samsung pode ter esse design na tela, como mostra a imagem de conceito Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

02/12/2018 16h00

Estaria o entalhe popularizado pelo iPhone e que virou modinha em celulares recentes da maioria das fabricantes com os dias contados? A depender de algumas empresas, sim. A próxima moda dos smartphones por aí pode ser o "furo na tela" para posicionar a câmera frontal. Melhor ou pior?

A tendência foi primeiro citada pela Samsung. Em seu evento para desenvolvedores no início de novembro, a marca abriu para o público algumas das ideias que tem de telas para o futuro. Entre elas, o que a marca chama de "Infinite-O". O "O" se refere ao buraco na tela em que ficaria a câmera - discreto, no canto.

Veja também:

Esse display se difere bastante da estratégia atual da empresa, que aposta na tela infinita com bordas mínimas - existem poucas bordas em cima e embaixo que ocupam toda uma linha reta dos smartphones mais caros da marca.

De fato, a Samsung mostrou nesta conferência que trabalha com várias telas diferentes para smartphones futuros - sim, até mesmo o entalhe. É possível que elas apareçam entre diferentes linhas de dispositivos da companhia.

O tal "furo" na tela pode já estrear no próximo top de linha. Neste domingo (2), o usuário do Twitter IceUniverse, que costuma antecipar informações de aparelhos da Samsung, afirmou que o Galaxy S10, que será lançado no início do próximo ano, virá com esse design nas versões S10 Lite e S10, mas que no S10+ ele será um pouco diferente porque o aparelho contará com duas câmeras frontais.

Huawei pode apresentar design antes

Assim como na competição para o celular dobrável, a Huawei é quem desponta como a grande concorrente da Samsung para apresentar o display com um furo na tela. É possível que nesta segunda-feira (3) a marca chinesa apresente o smartphone Nova 4 com a novidade, segundo o site The Verge.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2018/huawei-devera-apresentar-smartphone-com-furo-para-camera-1543773503519.vm')

O suposto celular chegou a ser mostrado em uma live do cantor chinês Jackson Lee. O design é exatamente como a Samsung prevê para o seu "Infinite-O": não há um entalhe para a área das câmeras no centro, mas sim um buraco no canto da tela.

Faz diferença furo ou entalhe?

Esse tipo de tela deve aumentar ainda mais a proporção entre display e corpo dos aparelhos, mas ele resolveria o problema? Afinal: faz diferença ter um furo na tela ou o entalhe? De qualquer forma, não fica algo no topo do smartphone impedindo a visão em display completo de um vídeo, por exemplo?

  • 52665
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/tecnologia/enquetes/2018/12/02/que-tipo-de-design-voce-prefere-no-smartphone.js

Inclusive, quem tem celular com entalhe costuma dizer que ele pode até parecer estranho no começo, mas o costume é rápido. O usuário acaba percebendo que a área em volta do entalhe é "extra", e não propriamente que o entalhe tira uma parte da tela. É meio que o copo meio cheio ou meio vazio.

Por outro lado, uma enquete desta semana do site norte-americano GSM Arena apontou que a maioria dos usuários prefere a ideia do "furo na tela". A opção ganhou com 46% dos votos, ficando à frente da borda mínima completa no topo (32%), do entalhe em gota (17%) e do entalhe de qualquer tamanho (4%).

A solução na briga por espaço entre a câmera frontal e a tela dos smartphones já teve diferentes abordagens por outras empresas. A Xiaomi e a Oppo, por exemplo, têm smartphones com uma "câmera deslizante": o celular foi dividido em duas partes e o usuário tem que deslizar o aparelho para a câmera surgir.

É algo semelhante ao que já foi feito em alguns celulares pré-smartphones e que possibilitou deixar a frente só com tela.

Qual é a solução mais interessante para você? Você pode votar na enquete ou comentar abaixo.