Topo

Tecnologia

Inovação

Eles estarão preparados? 7 ruas que vão deixar os carros autônomos malucos

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

07/12/2018 04h00

Os carros autônomos, aqueles que funcionarão sem a necessidade de um motorista ao volante, são uma tendência bem próximo de virar realidade. Mas estariam nossas ruas pelo mundo preparadas para receber a nova e revolucionária tecnologia?

O site Digital Trends compilou recentemente uma lista de ruas ao redor do mundo que vão levar a tecnologia do carro autônomo aos maiores limites técnicos possíveis. Será tudo suave para os novos veículos ou pode dar uma pena ao cruzar com uma dessas localidades?

Veja também:

Vale lembrar que o carro autônomo é uma tecnologia testada por várias empresas como Apple, Google, Samsung, Uber e várias montadoras. Por enquanto, já existem veículos circulando em fase de testes por alguns locais.

Cada um tem sua própria tecnologia, mas, no geral, eles contam com sensores que identificam e entendem objetos ao seu redor ou mesmo linhas no chão. Eles são desenhados para garantir que haja a máxima prevenção de acidentes e para que as leis de trânsito sejam respeitadas.

Veja locais que podem deixar os carros autônomos confusos:

Essa rotatória

Reprodução/Google Maps
Imagem: Reprodução/Google Maps

Rotatória, por si só, já pode dar um trabalhinho maior para os carros autônomos. Mas nada como essa maluca de Swindon, na Inglaterra. O local já foi votado como a junção de ruas mais amedrontadora da Inglaterra e é chamado de "Rotatória Mágica". Isso porque ela não é só uma rotatória, mas várias embutidas em uma maior. Uma confusão, né? Haja algoritmo para os carros.

Essa estrada de arrepiar

No Paquistão, existe uma estrada que deixa quem passa por ela com o coração na boca. Cortando uma montanha, o local em terra batida é bem apertado para os veículos e cheio de curvas. Abaixo, um enorme precipício. Nós sabemos que as tecnologias normalmente executam tarefas melhores que os humanos, mas não vai dar um medinho confiar totalmente na máquina em um lugar como esse?

Esse trânsito sem sentido

Na Etiópia, existe um famoso cruzamento que muita gente já deve ter visto por aí. No local, os carros vem e passam aparentemente sem nenhuma regra específica. É uma confusão: um carro vem da esquerda, outro da direita, alguns cruzam para um lado, mais uns para o outro... Qualquer um pode fazer o que quiser, teoricamente, sem farol ou placas. Os motoristas do local parece que conseguiram lidar com a situação, então imaginemos que carros autônomos também conseguirão;  

Essa rua no meio dos aviões

Reprodução/Google
Imagem: Reprodução/Google

O Aeroporto Internacional de Gibraltar representará um desafio à parte para carros autônomos. Isso porque a pista dele cruza com uma entrada que liga o território com a Espanha. É como se fosse um cruzamento de trem, mas vindo pelos ares: cada vez que um avião pousa ou decola, os carros precisam parar e dar prioridade para a aeronave - em 2017, houve uma média de 14 voos por dia no aeroporto. Imagine você sentado no banco de passageiro só torcendo para a tecnologia identificar o avião vindo...

Esse famoso ponto de Paris

A famosa praça de Paris, com 150 anos de idade, também tem um trânsito meio doido. São 12 avenidas que desembocam e saem do local. A rotatória lembra um pouco a situação da Etiópia: veículos se cruzando tentando ir para diferentes direções; Os carros autônomos terão trabalho para passar por ali - ou, então, serão a solução mágica para as limitações humanas em cruzamentos do tipo? O problema maior será no começo, quando alguns carros serão autônomos e outros seguirão com humanos.

Essa barbaridade na Rússia

Reprodução/Google
Imagem: Reprodução/Google

A Praça Taganskaya, na Rússia, também tem um trânsito bem maluco. O local é uma junção gigante de ruas menores, principalmente de seis pistas. Não é incomum um motorista ficar perdido e pegar uma saída errada: o negócio é realmente confuso. Esperemos que a tecnologia dos veículos autônomos e seus sensores nos salvem dessa confusão.

Essa rua que passa dentro de um prédio

A cidade de Osaka, no Japão, tem uma rua completamente esquisita. Isso porque ela realmente passa por dentro de um prédio local. Construída em 1992, a rua passa por três andares do prédio, que é ocupado por funcionários nos outros andares. O design bizarro surgiu a partir de um acordo envolvendo uma disputa pela área quando ela estava sendo reconstruída. Bom, vamos torcer para que o mapeamento interno faça o carro autônomo entender que não está indo bater em um prédio.

Bônus do UOL: esse caos em São Paulo

Reprodução
Foto de nó no trânsito de São Paulo na avenida Brigadeiro Faria Lima com a avenida Juscelino Kubitschek Imagem: Reprodução

Em fevereiro do ano passado, a foto de um nó nos cruzamentos avenida Brigadeiro Faria Lima com a avenida Juscelino Kubitschek viralizou nas redes sociais. A falha no semáforo depois de forte tempestade do local deixou um caos completo com todos os veículos presos em uma situação que parece sem solução. Só dizemos isso então: boa sorte, carros autônomos!

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber