Topo

Celular com memória expansível ou mais memória interna, o que é melhor?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2018 04h00Atualizada em 25/04/2021 10h01

Uma das informações mais importantes na hora de comprar um celular é sua capacidade de armazenamento. Precisamos de espaço para guardar muitas fotos, muitos memes, muitos gifs e muitas figurinhas de WhatsApp. Ah, e muitos, muitos áudios. Atualmente vários aparelhos oferecem só a memória interna, sem a possibilidade de expandi-la com um cartão SD.

A Apple, por exemplo, nunca ofereceu essa alternativa para seus iPhones. Com o passar dos anos, a maior velocidade de conexão e os backups em nuvem foram reduzindo esse diferencial. Mas, há vantagens e desvantagens entre memória expansível e mais memória interna.

Para escolher qual opção vale mais a pena, vamos entender primeiro a diferença entre alguns termos que geram dúvida em quem lê a ficha técnica de smartphones.

Memória RAM

Ela é responsável por armazenar temporariamente dados e informações que estão sendo processados naquele instante pelo processador, ou seja, é a encarregada da execução dos apps quando você os abre. Por isso, quanto mais memória RAM, mais rápido um celular vai ser —ou mais apps ele vai conseguir rodar ao mesmo tempo.

Assim, a memória RAM não armazena conteúdos permanentemente. Após o término das atividades, os arquivos são retirados dela e e guardados na memória interna ou externa dos aparelhos.

Chega de confusão: entenda de uma vez os nomes e as linhas dos celulares

Confira

Memória interna

Já a memória interna é responsável por armazenar os arquivos presentes no smartphone, como fotos, vídeos, documentos, músicas e aplicativos. Essa memória não é removível, portanto, é interessante buscar aparelhos com uma boa capacidade de armazenamento. Há modelos que vão de 8 GB a até 512 GB, como o iPhone XS. Ou seja, quanto mais memória disponível, mais arquivos poderão ser salvos no aparelho.

Além disso, ela não é uma memória temporária. Mesmo ao desligar o celular, os arquivos permanecerão lá intactos. É importante entender que ambas as memórias (RAM e interna) trabalham juntas. Ao baixar um aplicativo de jogo, por exemplo, ele é salvo na memória interna, porém ao tocar nele para executá-lo, a memória RAM é ativada.

Memória externa

A memória externa tem a mesma função da memória interna: armazenar todo tipo de arquivo do smartphone. A diferença é que é possível retirá-la do aparelho a qualquer momento. São os conhecidos cartões de memória, que são divididos de acordo com sua capacidade de armazenamento, velocidade e tamanho físico: SD, microSD e miniSD.

Os SD são usados em dispositivos de maior porte, como computadores e câmeras digitais. Já os microSD e miniSD são usados em celulares e tablets.

Veja as características importantes que devem ser analisadas na hora de escolher o melhor cartão microSD para o seu smartphone:

  • Velocidade de leitura - Corresponde à velocidade de acesso à informação. O arquivo salvo no cartão deverá ser lido a uma velocidade suficientemente rápida para que rode de forma perfeita.
  • Velocidade de gravação - Corresponde à velocidade que a informação pode ser gravada. Neste caso, ela deve ser alta para que nenhuma informação se perca no meio do caminho.

Já a velocidade de gravação é encontrada em "Classe":

  • Classe 2: atinge uma velocidade mínima de 2 MB/s. Ideal para vídeos em baixa definição (resolução 144p).
  • Classe 4: atinge velocidade mínima de 4 MB/s. Ideal para vídeos em HD (resolução de 720p).
  • Classe 6: atinge a velocidade mínima de 6 MB/s. Também ideal para vídeos em Full HD (resolução de 1080p).
  • Classe 10: atinge a velocidade mínima de 10 MB/s. Ideal para vídeos em Ultra HD (resolução 4K).
  • UHS Speed Class 1: atinge a velocidade mínima de 10 MB/s. Ideal vídeos de longa duração.

Formato e capacidade

Há dois tipos de formatos do cartão microSD:

  • SDHC: tem capacidade de armazenamento de 2 GB a 32 GB.
  • SDXC: tem capacidade de armazenamento a partir de 32 GB, podendo chegar a 2 TB.

Compatibilidade

Além disso, é preciso verificar se o aparelho que irá receber o cartão de memória é compatível com a classe e o formato do mesmo. Cada smartphone possui uma capacidade máxima, por isso, é importante pesquisar até quantos GB de memória externa o aparelho suporta.

Qual escolher?

A opção por uma maior memória interna dispensa o uso de cartões de memória, mas isso pode significar que você vai gastar mais para comprar o aparelho. E, se um dia, você chegar ao limite da capacidade, não tem muito o que fazer senão transferir os arquivos para outro lugar ou dar um upgrade no seu celular.

Uma das principais vantagens da memória expansível é conseguir aumentar a capacidade do celular de acordo com sua necessidade. Porém, há muitas marcas genéricas de cartões de memória que costumam dar problemas. Neste caso, você pode perder arquivos.