Topo

Justiça da China proíbe venda de iPhones antigos no país

iPhone 8 é um dos modelos afetados pela decisão - Lucas Lima/UOL
iPhone 8 é um dos modelos afetados pela decisão Imagem: Lucas Lima/UOL

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

10/12/2018 13h38

Uma corte chinesa ordenou a suspensão da venda de modelos antigos de iPhone após decidir que a Apple infringiu duas patentes da fabricante de chips Qualcomm. De acordo com o "Wall Street Journal", a decisão não afeta a comercialização dos iPhones XS, XS Max e XR, mas dos iPhones X, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus, 6S e 6S Plus.

A decisão foi tomada no último dia 30 de novembros por uma corte de propriedade intelectual da China, mas é apenas um desdobramento das disputas legais entre a Apple e a Qualcomm na Justiça chinesa.

Por meio de um porta-voz, a Apple informou que irá recorrer. "O esforço da Qualcomm para banir nossos produtos é outro movimento desesperado de uma empresa cujas práticas ilegais estão sob investigação ao redor do mundo", disse a empresa ao "Wall Street Journal".

As patentes em questão são sobre edição de fotos e passar o dedo sobre uma tela de toque. Como a ação da Qualcomm foi feita antes do lançamento dos últimos três modelos de iPhone, estes estão fora da suspensão.

A fabricante de chips responde por processos de antitruste ao redor do mundo, sendo que um deles está em curso em um tribunal da Califórnia.

Apesar da proximidade cronológica, a decisão antecede a prisão de uma executiva da chinesa Huawei em 1º de dezembro. No entanto, a proibição da venda dos iPhones na China vem em um momento em que o país asiático e os Estados Unidos vivem uma guerra comercial, durante a qual americanos e chineses têm trocado tarifas em bens comercializados entre eles.