Topo

Tecnologia

Truques de tecnologia


Fotos do celular estão borradas ou ruins? Este truque pode ajudar

Reprodução
Limpar lente da câmera do celular é um truque que pode turbinar suas fotos Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

18/12/2018 04h00

Quem aí nunca tirou uma foto com o celular e se decepcionou com o resultado? Às vezes, a imagem pode sair sem vida e borrada - normalmente com um grande borrão em áreas que têm luz, como lâmpadas. É bem verdade que isso pode ser um problema da câmera ruim do smartphone, mas pode ser que a lente do seu aparelho esteja suja.

Pois é. Isso aconteceu recentemente com a gente, aqui do UOL Tecnologia. Ao prepararmos um teste com câmeras de iPhone, teoricamente com grande qualidade, notamos que as imagens tiradas sob luz artificial saíam repetidamente borradas. Sem entender o que acontecia e após outras tentativas sem sucesso, limpamos a lente do aparelho e pronto: os borrões sumiram e as fotos voltaram a ter uma qualidade condizente com o aparelho.

Como limpar

Conhece todos os detalhes da câmera do seu celular? Isso pode fazer diferença nas suas fotos

Entenda as funções da câmera

Bom, isso vai depender do que você tiver em mãos. Se estiver em um rolê ou em qualquer lugar longe de casa, o jeito vai ser usar a camiseta ou algum tecido que estiver por perto (de preferência um macio). Mas cuidado para não danificar a lente, há outros meios mais confiáveis (leia abaixo).

Nunca limpe com o dedo ou com a mão. Nossa pele é gordurosa e vai prejudicar ainda mais a foto.

A melhor alternativa para quem não tem um pano específico para limpar lentes em casa é usar pano de microfibra, que é muito usado na cozinha. Você pode até dobrá-lo, formando um triângulo na ponta para obter mais precisão. Sempre tenha cuidado e limpe de leve a superfície da lente.

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem com a lente da câmera do celular suja Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Imagem tirada logo após a câmera do celular ser limpa Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Jamais use algo que possa riscar ou algum produto que possa causar danos na lente. Ou seja, nada de usar panos de limpeza que você já usa na sua casa ou produtos limpadores industriais. Eles podem causar danos na tela e em outras partes do smartphone.

iPhone antigo tira foto boa? Confira o comparativo dos modelos passados

Leia mais

Soluções mais profissionais

Existem, claro, soluções mais profissionais para dar aquele trato na lente. As próprias marcas costumar dar algumas dicas para os usuários aproveitarem melhor os aparelhos.

Em seu site, a Samsung, por exemplo, fala para o usuário primeiramente ligar o app da câmera para a lente abrir. Depois, deve adicionar algumas gotas de um fluido limpador de lente ou mesmo água em um tecido próprio para limpar lentes. A marca alerta para que não seja usado lenço facial: eles têm uma textura mais dura e podem arranhar a lente.

Depois, basta passar o tecido com o fluido ou água gentilmente pela lente, com movimentos no sentido horário. Com outro tecido limpador de lentes seco, você deve depois, também gentilmente, secar a lente.

É possível achar kits para limpar lentes de câmeras por cerca de R$ 40 em lojas online, um investimento que pode fazer você tirar o máximo da câmera do seu smartphone. 

Quer fotos incríveis? Apple te dá 15 dicas

UOL Notícias