Topo

Você sabe quais desses rostos foram criados por inteligência artificial?

E aí, já sabe a resposta? - Divulgação/Karras, Laine, Aila/Nvidia
E aí, já sabe a resposta? Imagem: Divulgação/Karras, Laine, Aila/Nvidia

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

18/12/2018 11h18

Veja as duas fotografias acima. Agora pergunte a si mesmo: pode alguma delas ter sido criada por um computador? A questão por si só impressiona; afinal, já chegamos a esse ponto? E a resposta é mais surpreendente ainda: sim, as duas fotos foram criadas assim. Não são fotografias reais.

Em um artigo assinado por três pesquisadores da Nvidia, empresa conhecida por suas placas gráficas de computadores, há esses exemplos do que uma ferramenta de IA chamada GAN (sigla em inglês para rede contraditória geradora) é capaz de fazer.

No artigo, os pesquisadores mostram como redesenharam a arquitetura da GAN com uma nova abordagem chamada "design baseado em estilo". 

"A nova arquitetura leva a uma separação automática, não supervisionada, de atributos de alto nível (por exemplo, pose e identidade quando treinados em rostos humanos) e variação estocástica nas imagens geradas (por exemplo, sardas, cabelos)", diz o artigo. 

"Nosso gerador pensa em uma imagem como uma coleção de 'estilos', onde cada estilo controla os efeitos em uma escala específica", explicam. Esses estilos são os atributos do rosto, como pose, cabelo, formato de rosto, olhos e características faciais, que podem ser combinados de formas bem diferentes e ainda assim obter resultados naturais. O vídeo abaixo mostra isso bem. 

Em outras palavras, depois de ser treinado o GAN produziu imagens praticamente impossíveis de distinguir de fotografias de pessoas reais, completamente por conta própria. A ferramenta ainda poderia criar imagens de quartos, carros e gatos. 

Carros e gatos gerados por uma técnica de inteligência artificial chamada GAN, dos pesquisadores da Nvidia - Divulgação/Karras, Laine, Aila/Nvidia - Divulgação/Karras, Laine, Aila/Nvidia
Carros e gatos gerados pela técnica de inteligência artificial GAN
Imagem: Divulgação/Karras, Laine, Aila/Nvidia

Essa tecnologia pode ser usada na criação de imagens realistas para publicidade, videogames ou cinema. Tomara que não usem para fins mais escusos, como pornô com celebridades, ou "deepfake". Ou melhorar o nível das notícias falsas

Achar origem da fake news no WhatsApp é difícil, mas não impossível. Especialistas contam como os boatos podem ser investigados

Leia mais