Nem o Papai Noel salva: veja dicas para não cair em fraudes neste Natal
A temporada de presentes chegou e você provavelmente deve estar pesquisando o que vai comprar de Natal para a família e amigos. A correria de fim de ano pode ser bem estressante e é com isso que os criminosos virtuais (ou não) contam.
De um simples clique em um link suspeito até ligações com informações estranhas sobre a compra feita pela internet. Os riscos para os usuários são enormes.
Você já adquiriu um produto online e teve problemas na entrega? Isso pode tranquilamente acontecer, mas fique esperto(a) com mensagens de email, SMS e telefonemas sobre isso.
Um fraudador pode muito bem abusar de sua confiança e solicitar a senha bancária alegando que o produto só será liberado mediante a informação.
Além desse tipo de golpe, a empresa FICO, especializada em análise de dados que preveem o comportamento do consumidor, identificou outras três formas de fraudes mais comuns nesta época do ano.
Falsa caridade
Emails e telefonemas falsos de caridade também são comuns. Você atende o telefone, a pessoa do outro lado da linha faz um discurso super comovente e o seu dinheiro acaba indo parar em mãos erradas.
Na dúvida, pesquisa melhor sobre a entidade envolvida na ação de caridade. Outra forma é entrar em contato diretamente com ela (email ou telefone informados oficialmente) para verificar como a organização pode ser ajudada.
Oferta melhor do que a encomenda
É tão fácil encontrar promoções que prometem coisas inacreditáveis no mundo das compras virtuais, não?
Emails com preços falsamente incríveis e mensagens "oficiais" em nome de sites/lojas famosas são as estratégias mais utilizadas para enganar os consumidores.
Tudo parece verdade, mas podem esconder links maliciosos. Em casos assim, observe o endereço do remetente do email. Por exemplo: nomedaloja@nomedaloja.com.br.
Caracteres muito diferentes e misturados com letras podem ser um indício de que é uma fraude.
Confira outras dicas de segurança:
- Habilite os alertas do cartão: é só avisar ao seu banco que deseja receber informações sobre as movimentações em sua conta bancária. Assim, é mais fácil identificar se algo está fora do normal. É possível recebê-las por email e/ou SMS.
- Monitore a sua conta bancária para ter uma ideia dos seus gastos mais comuns. Se demorar muito para ver, é capaz de você se esquecer o que já comprou.
- Desconfie de ligações telefônicas que solicitam os dados do seu cartão. Jamais informe a sua senha.
- Mantenha um antivírus instalado e atualizado em seu dispositivo.
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