Topo

Dobrável e mais: os celulares que estamos ansiosos para ver em 2019

O novo celular dobrável da Samsung foi mostrado em San Francisco - Reprodução
O novo celular dobrável da Samsung foi mostrado em San Francisco Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

30/12/2018 15h12

O ano de 2019 tem muita coisa para animar fãs de tecnologia. Principalmente quem curte novidades para smartphones: 2019 promete apresentar a maior revolução em smartphones em anos, após o mercado e as inovações pouco impressionarem os consumidores recentemente.

Se nos últimos anos as principais boas inovações ficaram restritas a mais câmeras, tela em toda a frente do aparelho e desempenho cada vez mais poderoso, 2019 pode ser o ano em que os celulares realmente mudarão. Isso, claro, graças a tecnologias como o smartphone com tela dobrável e o início do 5G em alguns países.

Abaixo, listamos algumas das tecnologias ou celulares que estamos ansiosos para ver no próximo ano. Vem, 2019!

Celulares dobráveis

Samsung apresenta modelo de celular dobrável - Divulgação/Samsung - Divulgação/Samsung
Samsung apresenta modelo de celular dobrável
Imagem: Divulgação/Samsung

É fato: 2019 promete ser o ano dos celulares dobráveis. A Samsung já apresentou um protótipo de um modelo da marca que pode ter o nome de Galaxy F, e confirmou o lançamento para o próximo ano. Praticamente todas as fabricantes, como Huawei, Apple, LG, Motorola e mais, têm patentes de dispositivos que contam com a tela dobrável. O próprio Google já criou um sistema Android próprio para esses aparelhos.

O smartphone com tela dobrável tem tudo para ser uma verdadeira revolução na indústria. Os aparelhos poderão ter uma tela gigante do tamanho de um tablet quando abertos, mas menores quando a tela estiver dobrada para que caiba em nossos bolsos. É provável que no início esses dispositivos sejam bem caros, contudo.

Galaxy S10

Conceito de novo celular da Samsung com "furo" na tela - Reprodução - Reprodução
Conceito de novo celular da Samsung com "furo" na tela
Imagem: Reprodução

O início de todo ano é marcado por um lançamento principal de celular: a linha Galaxy S, da Samsung. O aparelho deverá ser apresentado no fim de fevereiro segundo os mais recentes boatos e, esperamos, deve ganhar novidades legais após um ano em que o Galaxy S9 impressionou pouco e pareceu "mais do mesmo" em relação ao S8.

Entre os principais boatos para o novo dispositivo da Samsung, estão uma tela infinita com um "furo" no topo e um sensor de digital embutido na própria tela do aparelho. Essas mudanças podem te fazer comprar o aparelho?

Novos iPhones

Este é o novo e gigante iPhone XS Max - Marcio Jose Sanche/Reuters - Marcio Jose Sanche/Reuters
Qual smartphone vai suceder o iPhone XS Max?
Imagem: Marcio Jose Sanche/Reuters

A Apple precisa tirar um coelho da cartola em 2019 depois de um lançamento de iPhones que pouco impressionou. Tanto o XS Max quanto o XR, novidades de 2018, tiveram poucas novidades para incentivar o consumidor a trocar de dispositivo e lembram muito o iPhone X do ano passado. Há quem diga, inclusive, que as vendas estão abaixo do esperado pela gigante.

São poucos os boatos para os próximos smartphones da Apple, já que eles devem ser anunciados apenas em setembro. Mas já estamos animados para ver o que a marca vai fazer para continuar com boas vendas em um mercado cada vez mais competitivo.

Aparelhos com 5G

Conexões 4G e 5G - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
5G deve começar pra valer em 2019
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além dos celulares dobráveis, 2019 também será o ano em que o 5G começará a se estabelecer. A nova tecnologia de ultravelocidade para conexões começará a se firmar em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Europa, além da China. Algumas fabricantes, como a Samsung, já confirmaram que lançarão aparelhos com 5G já neste ano de 2019.

Os bons no 'custo-benefício'

Galaxy A9 é o primeiro celular do mundo com quatro câmeras traseiras - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Galaxy A9 é o primeiro celular do mundo com quatro câmeras traseiras
Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

É claro que é muito bom esperar os celulares poderosos com grandes inovações, mas também aguardamos o que vem por aí nos celulares mais baratinhos e com bom custo-benefício. O Moto G7, queridinho dos brasileiros, costuma sempre ser apresentado no início do ano e parece que em 2019 virá com uma superbateria.

Podemos também ficar de olho na cada vez mais ótima linha A da Samsung - a empresa inclusive tem colocado recursos inovadores primeiro na sua linha intermediária e é possível que o Galaxy A9 com quatro câmeras traseiras venha para o Brasil no próximo ano. Outra empresa que costuma apresentar aparelhos bons no custo-benefício é a Asus, que cada vez mais valoriza os consumidores brasileiros.

Chineses no Brasil

Huawei P20 Pro  - Divulgação - Divulgação
Huawei P20 Pro é um dos celulares mais elogiados no mundo
Imagem: Divulgação

Não podemos negar: atualmente, a maioria das inovações em smartphones tem vindo da China. Por outro lado, as fabricantes como Huawei, Xiaomi e Oppo não vendem seus aparelhos oficialmente no Brasil, o que dificulta que consumidores nacionais tenham acesso a esses produtos - a única solução é comprar de importadoras ou de quem revende esse produto por aqui, muitas vezes sem assistência técnica.

Em 2018, quase tivemos uma revenda oficial de aparelhos da Huawei ou da Oppo por aqui, mas ambos não saíram do papel. Será que em 2019 vai?

Quais os melhores celulares de 2018? Veja os destaques de cada categoria

Leia mais