Topo

Nokia com cinco câmeras deve ser 1º grande celular de 2019; veja detalhes

Possível visual do Nokia 9 PureView - Twitter @OnLeaks
Possível visual do Nokia 9 PureView Imagem: Twitter @OnLeaks

Marcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

05/01/2019 16h49

Ainda não completamos uma semana de 2019, mas a rodada de rumores do mercado de celulares já está intensa. O primeiro trimestre historicamente é palco para alguns grandes smartphones no sistema Android, como o Galaxy S10 da Samsung e o LG G8. Mas correndo por fora, a Nokia pode ser a primeira a trazer o primeiro grande lançamento de celular deste início de ano.

Os rumores já o chamam de Nokia 9, ou Nokia 9 PureView --esse último termo é um clássico da Nokia, que o usava para se referir a seus celulares com boas especificações de câmera. E esta é mesmo a maior promessa deste modelo, pois ele pode vir com a inédita (até agora) câmera quíntupla na parte traseira.

Na imagem acima podemos ver como será, segundo o "vazador" de tecnologia Steve H. McFly, em sua conta de Twitter @OnLeaks. As cinco câmeras ficariam, assim em forma de hexágono, acrescidas do flash. Parece mesmo os olhos de uma espécie incomum de aranha no microscópio, se olhar demais para a foto.

Tripofobia à parte, o site indiano "My Smart Price" vazou um suposto vídeo de divulgação do novo modelo da Nokia. Se o vídeo acima for real, já adianta boa parte dos recursos do Nokia 9.

  • Processador Snapdragon 845 (2,8 GHz)
  • 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento
  • Tela de 5,99 polegadas, com resolução 2K (2.048 x 1.080 pixels), compatível com HDR-10 (com melhor contraste de imagem)
  • Sensor de impressão digital na tela
  • Com Android 9 Pie de fábrica, pela iniciativa Android One. Esta traz a experiência mais limpa possível do sistema operacional do Google. Deve receber todas as atualizações importantes por dois anos e também correções de segurança regulares
  • Carregamento sem fio com um dock, como no Galaxy S9

São configurações de peso, que o põem na categoria top de linha: desempenho potente garantido pelo processador rápido e ampla memória RAM, bastante espaço para instalar apps e guardar fotos, além de trazer o ainda incomum recurso de reconhecimento de digitais direto na tela.

No quesito câmera, temos:

  • Câmera traseira de cinco sensores, com as lentes Zeiss, famosas por sua qualidade. Ela é capaz de tirar cinco disparos simultâneos --os benefícios reais disso ainda não são claros
  • Afirma capturar 10 vezes mais luz do que uma câmera de smartphone comum
  • Captura informações de profundidade que podem ser usadas para alterar o ponto focal da foto no Google Fotos

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais
Ainda não sabemos outros detalhes, como os megapixels das câmeras traseiras, nem da frontal. Ou a capacidade da bateria. Outra pergunta no ar é: se são cinco câmeras mais o flash LED, para que serve aquele sétimo buraco na traseira, já que o sensor de impressões digitais seria direto na tela?

O vazamento mais recente diz respeito a datas e preços. O perfil do Twitter Nokia Leaks diz que o modelo sai primeiro na Europa, já na terceira ou quarta semana de janeiro, a partir de 749 euros (R$ 3.320). Em alguns mercados sai mais caro, por 799 euros (R$ 3.540).

Se isso valer, o Nokia 9 deverá ser o primeiro grande lançamento em smartphones deste ano, já que a maioria das grandes marcas, como Samsung, LG, Motorola e Nokia, preferem soltar seus novos celulares durante ou depois da feira Mobile World Congress (MWC), prevista para o final de fevereiro.

Aos antigos fãs da Nokia que se empolgaram, trazemos mais uma vez a má notícia. A HMD Global, atual empresa finlandesa dona da marca desde o final de 2016, ainda não tem planos concretos de comercializar seus celulares no nosso país. Os únicos jeitos são comprar em uma viagem à Europa ou procurar serviços de importação.