Topo

Adora uma bicicleta? Novo colete detecta queda e até salva sua vida

Bruna Souza Cruz*

Do UOL, em Las Vegas

08/01/2019 04h00

A bicicleta tem sido cada vez mais um meio alternativo interessante para quem quer (e pode) se deslocar pelas cidades mundo afora. Startups estão aí lançando suas bicicletas compartilhadas, bancos resolveram criar seus próprios sistemas de aluguéis em algumas cidades... Mas ainda existe uma grande preocupação com a segurança dos ciclistas. 

Esse pensamento veio imediatamente quando me deparei com uma tecnologia que está sendo exibida na CES 2019, a maior feira de tecnologia e que ocorre todo início de ano em Las Vegas (EUA). Do nada, um rapaz em cima de uma bicicleta caiu no chão ao meu lado e assustou todos que estavam ao redor. 

Uns segundos de susto depois, ele simplesmente se levantou e mostrou todo satisfeito o colete que estava vestindo. Imagine um colete salva-vidas para usarmos na piscina ou no mar. O B' Safe, desenvolvido pela empresa Helite, funciona de forma bem parecida.

Colete para ciclistas tem sensores que detectam risco de queda - Divulgação - Divulgação
Colete para ciclistas tem sensores que detectam risco de queda
Imagem: Divulgação

Só que ele infla automaticamente em sinal de perigo. O produto foi desenvolvido com sensores que analisam o movimento do ciclista e conseguem identificar o risco de queda automaticamente.

Ao primeiro indício de queda, ele infla e protege as regiões das costas, do peito e do pescoço, explicou Quarrey Alexander, engenheiro responsável pela criação do B'Safe. 

Ele acrescentou que o colete é feito com um tecido de nylon bem resistente. Mesmo inflado, diz, não há riscos de ele estourar ou rasgar. Para ativá-lo, é só vestir e fechar o zíper. Ele entende assim que está pronto para ser usado.

O legal é que não existem fios na hora em que o objeto está no corpo. 

B'Safe - da empresa Helite - Divulgação - Divulgação
Colete promete proteger o pescoço, região das costas e do peito
Imagem: Divulgação

Uma vez inflado, você vai precisar trocar o pequeno cilindro de CO2 para usar novamente. Tudo aparenta ser bem prático.

A empresa Helite já havia participado da CES, no ano passado, com um cinto airbag, criado para proteger a região do quadril, principalmente de idosos. 

O Brasil não deve ver o produto tão cedo, mas ele deve começar a ser vendido nos EUA ainda no primeiro semestre, provavelmente em março. 

Curioso para saber o preço? Em torno de US$ 700 (algo como R$ 2,720), segundo a empresa. 

*A jornalista viajou a convite da LG