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'Como ganhei iPhone novo da Apple após acionar Procon por dano por líquido'

Leszek Kobusinski/Getty
Consumidor ganhou um novo iPhone da Apple após acionar Procon Imagem: Leszek Kobusinski/Getty

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

13/01/2019 04h00

Dano por líquido, assim como tela quebrada, está entre os principais transtornos enfrentados por usuários de smartphones, segundo assistências técnicas. Quando seu iPhone 7 sofreu um problema do tipo, o empresário Antonio Gonzaga se revoltou: tanto Apple quanto uma assistência técnica autorizada consideraram um dano e fora da garantia. Mas ele conseguiu um novo celular após acionar o Procon de Santa Catarina. 

O caso do catarinense de 38 anos começou em outubro de 2016, quando comprou um iPhone 7 preto de 128 GB nos Estados Unidos, que tem a certificação IP67 (resistência à água e poeira). Mas logo precisou procurar a assistência técnica CPCOM, autorizada da Apple mais próxima de onde mora.

"Tinha comprado vários cabos e todos queimaram muito rápido. Percebi então que uns pinos dourados próximos ao conector estavam ficando pretos, além de demorar para o carregamento ser iniciado. Achei que tinha algo estranho e então fui na autorizada da Apple para que fosse feito um diagnóstico do aparelho", explica Gonzaga.

No documento da assistência técnica ao qual o UOL Tecnologia teve acesso, datado de 4 de julho de 2017, é apontado que o aparelho estava com "danos de oxidação no conector de carga", o que tirava o produto da garantia.

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Foi isso que revoltou Gonzaga. Mesmo nos celulares mais recentes, que ganharam certificação IP68 (uma proteção acima, contra submersão completa, imersão prolongada em situações sob pressão), as fabricantes dizem que danos por líquidos estão fora da garantia. 

"Comprei um iPhone resistente à água. Eu vivo próximo à água, moro na praia, tenho lagoa perto. Nunca submergi o telefone, mas com certeza respingou água em algum momento. No caso do meu aparelho, nem foi dano interno, mas fora", diz o consumidor.

Caso no Procon

Após questionar a CPCOM, Gonzaga diz ter procurado por diversos meios tanto a Apple brasileira quanto a dos Estados Unidos, sem sucesso: todas foram irredutíveis e corroboraram o laudo inicial da autorizada, de que o dano estava fora da garantia.

Reprodução
Antônio Gonzaga, consumidor que entrou no Procon e ganhou iPhone novo da Apple Imagem: Reprodução

Foi então que, em vez de comprar um novo aparelho, ele resolveu acionar o Procon de Santa Catarina. A representação foi feita por ele mesmo no órgão e ajuizada em 27 de julho de 2017. Na reclamação, ele destaca uma frase enviada por um gerente da CPCOM sobre o iPhone.

"É algo absurdo. Ele diz que 'o aparelho é resistente à água, mas não resiste ao contato com líquidos e não é a prova d'água'", conta.

Com a documentação da compra do smartphone e o laudo da CPCOM anexados, o Procon-SC marcou uma audiência conciliatória para o dia 18 de setembro de 2017. No período, Gonzaga continuou usando o iPhone 7, mas com grandes problemas para carregar o smartphone.

Na primeira audiência conciliatória, o representante da Apple ofereceu um acordo: enviar um iPhone 7 novo, do mesmo modelo, para o empresário. A proposta foi aceita por Gonzaga.

"O advogado disse que ficou surpreso, que a Apple não costuma fazer isso. Na primeira audiência, já chegaram oferecendo para assinar o acordo e receber o aparelho novo, mesmo aparelho, preto, na caixa, cabo original", aponta o catarinense.

Alerta para outros usuários

"É meu dever não deixar que a marca que eu gosto tanto faça isso com os consumidores. Deve ter muita gente que passou pela mesma coisa e ficou indignado sem solução. Na hora de fazer propaganda que o iPhone é resistente à água, fazem. Tinha propaganda que o cara estava em temporal com raios e ele sai para caminhar com o iPhone", reclama.

Procurada pelo UOL Tecnologia, a Apple afirmou que não irá se manifestar por se tratar de um caso específico. 

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