Topo

Pela primeira vez: Uber começa a oferecer transporte público no app

Uber começará a oferecer opções de transporte público no app em Denver - Divulgação
Uber começará a oferecer opções de transporte público no app em Denver Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

31/01/2019 16h00

A Uber começou a oferecer pela primeira vez uma opção de transporte público em uma grande cidade dentro do seu aplicativo. A partir de agora, usuários que estiverem na cidade de Denver, nos Estados Unidos, poderão comparar corridas de carro e viagens em transporte público no app da companhia.

A novidade faz parte da estratégia da Uber de ir muito além do carro e virar um serviço geral de mobilidade. Pela funcionalidade, será possível ver diversas opções de trajetos dentro do aplicativo.

Por exemplo: se uma pessoa chega ao aeroporto local, consegue ver todas as opções de viagem para o centro da cidade - até mesmo modalidades que não são operadas pela Uber.

"Tapa na cara dos machistas": ela é a motorista da Uber mais bem avaliada no RJ

Leia mais

Em Denver, primeira cidade em que a funcionalidade está em operação, as direções de trajeto e horários de ônibus ou trens são fornecidos pelo app MoovIt. Será possível até comprar passagem para o transporte público dentro da Uber, em função feita em parceria com a Masabi.

"Formamos esse time no início do ano passado. Estamos nos encontrando com dezenas de agências de transporte e centenas de operadores de transporte em todo o mundo para entender quais as necessidades e como a Uber pode trazer um impacto positivo para usar o transporte público", afirmou David Reich, gerente da Uber, ao Business Insider.

A escolha por Denver é justificada porque líderes locais passaram a investir em uma nova rede de ônibus e trens regionais. Reich aponta que a cidade pareceu ser inovadora e com um pensamento para o futuro. Além disso, o município já trabalha com o aplicativo de venda de ingressos para dispositivos móveis Wasabi.

A expectativa da Uber é que a funcionalidade passe a ir para outras cidades no futuro, sem nenhuma previsão. A companhia diz estar aberta a cidades que queiram conversar sobre soluções locais envolvendo o transporte público.

Anteriormente, a Uber já havia operado o transporte público total de uma cidade no caso do pequeno município de Innisfil, no Canadá. A solução da Uber em Denver, contudo, não envolve a empresa atuando diretamente no transporte público: ela apenas funciona como um intermediário entre o usuário e as empresas de ônibus e trens.

No Brasil, um grande número das corridas da Uber e 99 em grandes cidades são em trajetos que ligam usuários ao metrô ou de volta para casa a partir do metrô, o que pode fazer essa funcionalidade ser interessante. A empresa já chegou a fazer parceria com a cidade do Rio de Janeiro oferecendo descontos para passageiros do Metrô do Rio.

Por outro lado, empresas de ônibus começaram a chiar recentemente de que a Uber estaria roubando seus usuários, principalmente com a nova funcionalidade do Uber Juntos. As companhias de várias cidades do país inclusive passaram a notificar municípios contra o aplicativo.