Topo

Tecnologia

Smartphone


E agora? Samsung zuou iPhone, mas se rendeu ao entalhe no celular

Divulgação/Samsung
Galaxy M20, um dos primeiros smartphones da Samsung com entalhe na tela Imagem: Divulgação/Samsung

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2019-02-02T11:26:59

02/02/2019 11h26

Nunca diga nunca. Lembra quando a Samsung zuou a Apple por causa do entalhe em smartphones? Pois bem. A empresa sul-coreana, até recentemente uma das poucas companhias que não haviam aderido ao entalhe na tela dos celulares popularizado entre as fabricantes pelo iPhone X, acabou se rendendo ao design. E agora, como fica a zoeira?

A tiração de sarro dos sul-coreanos ocorreu em anúncios que exaltavam os smartphones da marca e ridicularizavam vários elementos dos modelos da Apple. Um deles, o famoso e polêmico entalhe: durante o anúncio, aparecia um cliente da Apple em uma fila com o seu cabelo lembrando o entalhe usado a partir do iPhone X.

Tudo bem, nada contra a ação de marketing da Samsung. A empresa até recentemente mantinha em suas principais linhas seu design de tela infinita com bordas mínimos no topo e na parte de baixo da tela em linha reta, sem curvas. Até agora..

Reprodução
Samsung chegou a tirar sarro da Apple em anúncio por entalhe no iPhone X Imagem: Reprodução

Na última semana, a Samsung anunciou uma nova linha de celular chama de M. A grande novidade é que os modelos M10 e M20 contam com o polêmico entalhe - no caso, em formato de gota, como visto em aparelhos chineses - na parte superior do display.

Os novos dispositivos fazem parte de uma linha acessível com a qual a Samsung espera abocanhar clientes na Índia, um dos grandes mercados de celulares do mundo. Como as características por lá são parecidas com as dos consumidores do Brasil, é possível sonhar com esses aparelhos desembarcando por aqui, talvez substituindo a linha J.

E não é só nesses modelos que a Samsung irá mudar o design. Já se sabe que o novo Galaxy S10, que será lançado em 20 de fevereiro, contará com um "furo na tela" - a parte frontal do display será toda coberta de tela, exceto por pequenos buracos da câmera frontal. Não seria isso uma espécie de entalhe, mesmo que diferente, também? Afinal, há um elemento na tela que impede o celular ser coberto 100% por um visor.  .

Muito além do Galaxy: os bastidores do império da Samsung

Leia mais

Em resposta a uma pergunta feita pelo UOL Tecnologia em outubro do ano passado, Sang Il Park, designer de produto responsável pelo Galaxy A9, já havia evitado cravar que a Samsung nunca fosse usar um entalhe.

"Os smartphones são uma combinação de hardware e design para a interface do usuário. Nós estamos constantemente revisando nossas diferentes linhas. Atualmente, usamos a tela infinita. Esse agora é o nosso ponto forte para as linhas que temos, mas estamos constantemente revisando o mercado para nossos futuros lançamentos", apontou então.

E não deu outra: poucas semanas depois, durante evento para desenvolvedores em San Francisco (Estados Unidos), a Samsung acabou mostrando diferentes ideias de design dos seus próximos celulares, surpreendente ao mostrar tanto o entalhe em gota quanto o "furo na tela".

Usuários se dividem

Em meio a isso, há quem goste e quem não curta a Samsung "trair" seus princípios e esquecer a zoeira que fez com a Apple ao colocar um entalhe no aparelho. No Twitter, por exemplo, não é difícil achar elogios à nova linha M.

"Belo entalhe, Samsung. Parabéns", escreveu o usuário @prasojoey ao comentar os lançamentos.

Outros, contudo, ficaram incomodados com a atitude da empresa.

"Samsung fez uma coisa da qual tentou se manter afastada. Infelizmente a Samsung também adotou o entalhe. Não esperava isso da Samsung. E não é a tela infinita em V, é o entalhe em gota. A Samsung também falhou ao enfrentar o entalhe", disse Roham Kasyap.

Por trás da estratégia da Samsung, provavelmente está a ideia de oferecer o máximo de opções aos consumidores. Em meio a uma queda em vendas de smartphones, algo que a Apple também sofre, a empresa sul-coreana deve estar tentando "atirar para todos os lados" na busca de agradar diferentes usuários.

Na enquete promovida pelo UOL Tecnologia, os usuários estão divididos entre qual entalhe é o melhor para celulares. Você pode votar abaixo:

Que tipo de design você prefere no smartphone?

Resultado parcial

Total de 10320 votos
7,08%
Reprodução
9,01%
Reprodução
37,43%
Reprodução
30,91%
Reprodução/Twitter Evan Blass
15,56%
Divulgação/Xiaomi
Total de 10320 votos