Topo

Figurinhas e mais: 3 novidades que vão aparecer no WhatsApp em breve

Usuários podem ter novidades no WhatsApp em breve - Getty Images
Usuários podem ter novidades no WhatsApp em breve Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

02/02/2019 16h49

O WhatsApp está constantemente trabalhando em novas funcionalidades no aplicativo e é provável que você veja novidades em breve quando acessar o mensageiro. O site WABetaInfo, que costuma antecipar informação do app com grande precisão, apontou que mais três recursos já estão em testes neste momento.

Entre os novos recursos, estão soluções que vão melhorar a maneira que usuários lidam com as figurinhas, uma novidade que vai dar mais privacidade para usuários e outro que permitirá que você faça pagamentos por meio do aplicativo.

Confira abaixo:

Figurinhas

Uma novidade notada em testes recentes do Android pelo WABetaInfo é a possibilidade de o usuário fazer o download de apenas um sticker dentro de um pacote, não tendo a necessidade de baixar todas as figurinhas dentro de um mesmo pacote.

A função, já vista em testes no iOS, funciona da seguinte maneira: o usuário pode abrir a loja interna de figurinhas do WhatsApp e, em vez de ser forçado a baixar todo um pacote de figurinhas apara usar a que gostou, pode simplesmente selecionar uma e salvar no seu teclado. Basta segurar por alguns segundos a figurinha escolhida para usar o recurso, que não tem previsão de ser liberado para todos os usuários.

Pagamento

Outra novidade que pode aparecer em breve para o WhatsApp é a opção de pagamentos e envios de dinheiro dentro do aplicativo. O recurso está presente em alguns países como a Índia e, nesta semana, Mark Zuckerberg afirmou que mais países receberão a funcionalidade em breve.

O WABetaInfo apontou que o México está entre os países que receberão em breve a atualização. Os Estados Unidos também podem estar prestes a contar com a funcionalidade, segundo notado pelo site.

No Brasil, apenas alguns pagamentos específicos de algumas entidades podem ser feitos pelo WhatsApp. Um usuário não pode, por enquanto, enviar dinheiro para outro diretamente, por exemplo.

Segurança

Nós já falamos que o WhatsApp quer habilitar em breve a função de autenticação por digital ou rosto no aplicativo para o iOS. E, agora, o app começou a liberar versões de teste desta função no beta público do aplicativo no sistema operacional para iPhones.

Antes, o recurso só estava disponibilizado em testes restritos. Por meio dele, o usuário poderá ativar a digital ou o Face ID para desbloquear o app. Assim, não será possível que uma pessoa pegue o celular desbloqueado de alguém e abra o WhatsApp - o aplicativo também irá exigir as mesmas autenticações pedidas para desbloquear o smartphone.

Uma novidade no teste público é que usuários podem selecionar o período de tempo após abrir o WhatsApp em que a autenticação voltará a ser solicitada - o número varia de "imediatamente" a após uma hora.

Não se sabe quando a novidade chegará a todos os usuários, mas o fato dela ir para a versão pública de testes mostra que está mais próxima de virar realidade.

#DicasDeTec: aprenda a marcar mensagem no WhatsApp para ver depois

UOL Notícias