Topo

Você já pode apagar mensagens enviadas no Messenger, mas só se for rápido

Função do Messenger serve para conversas particulares ou em grupo e se parece com o que ocorre no WhatsApp - Getty Images
Função do Messenger serve para conversas particulares ou em grupo e se parece com o que ocorre no WhatsApp Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

05/02/2019 19h25

O Messenger incluirá uma ferramenta perfeita para seus usuários mais desleixados (ou desatentos). O mensageiro embutido do Facebook liberou nesta terça-feira (5) a possibilidade de deletar mensagens enviadas a contatos ou grupos em conversas pelo aplicativo.

A atualização começou a ser distribuída globalmente, mas ainda não está disponível a todos os usuários. Testei para ver se já era possível apagar mensagens dos meus chats, mas esta opção não chegou para meu perfil no momento de publicação desta matéria.

Em seu blog oficial, o Facebook explicou o passo a passo desse novo recurso, fácil de ser usado. Bastará você tocar na mensagem indesejada e depois clicar na alternativa "remover para todos". No lugar do texto, ficará um aviso de que a mensagem foi apagada. Caso você prefira, poderá remover o conteúdo apenas para você, sumindo da sua conversa, mas permanecendo nas dos outros participantes da conversa.

A função ainda tem uma restrição, no entanto. O Facebook não vai deixar que você apague qualquer mensagem do seu histórico de conversa. O conteúdo só será deletável caso ele tenha sido publicado até dez minutos antes. Se a mensagem ficar 11 minutos na conversa, adeus chance.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui
A limitação temporal torna este recurso do Messenger parecido com o que ocorre no WhatsApp. Lá também é permitido apagar mensagens enviadas para um grupo, mas o aplicativo deixa um aviso que o conteúdo foi deletado. Já a remoção de mensagens só para você é liberada sem restrições de minutos.

A novidade era aguardada desde abril de 2018, quando o "TechCrunch" revelou que o Facebook vinha apagando mensagens que o executivo-chefe Mark Zuckerberg enviou no Messenger antes de 2014. Na ocasião, a rede social pediu desculpas e prometeu que uma ferramenta de remover o envio chegaria aos usuários comuns.

Quase um ano depois, ela finalmente chegou aos nossos celulares.

Como ativar autenticação de dois fatores no WhatsApp, Instagram e Facebook

UOL Notícias