Topo

E o salário ó: emoji para falar de coisa pequena chega em 2019; veja todos

Emoji do professor Raimundo se chama, oficialmente, "beliscão" -
Emoji do professor Raimundo se chama, oficialmente, "beliscão"

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 13h44

A entidade máxima mundial dos emojis finalizou a lista das 230 ilustrações que passarão a ser trocadas entre celulares em 2019. O Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos responsável por essa forma de comunicação, aprovou na terça-feira (5) todas as adições que serão introduzidas ao longo do ano.

As principais inclusões do ano dizem respeito aos diferentes tipos de deficiência. Há, por exemplo, pessoas em cadeiras de roda, cegos caminhando com auxílio de uma bengala, cães-guia, próteses de braço e perna e pessoas se comunicando com linguagem de sinais.

Os emojis de casais também foram diversificados, ganhando mais combinações de pessoas de diferentes cores de pele, cabelos e gêneros.

O catálogo de expressões ganhou poucas novidades, no entanto, mas a gente pode apostar que as duas adições serão bastante utilizadas. Uma dela é de uma cabeça bocejando, enquanto a outra é de uma mão com os dedos indicador e polegar estendidos. Oficialmente, é um emoji de beliscão, com diferentes tons de pele, mas é só olhar a imagem para saber que ele não vai ser usado para isso.

Novos objetos e animais ganharam representação, como cuecas, máscaras de mergulho, lontras e gambás. A cultura hindu também recebeu alguns de seus símbolos, como os templos e o traje típico sári.

Se você quer saber quando estes emojis chegarão aos celulares, fique sabendo que existe uma espera pela frente. O Unicode 12.0, que contará com todas essas imagens, ficará pronto em março. Nos smartphones, as novidades serão instaladas entre abril e dezembro - vai depender de cada empresa e aplicativo.

Confira todos os 230 emojis