Topo

Deixar a luz acessa durante uma saída rápida gasta menos luz? Tire dúvidas

Momento de acionamento do interruptor é o que mais gasta energia, mas isso não justifica deixar luzes sem uso acesas - Getty Images
Momento de acionamento do interruptor é o que mais gasta energia, mas isso não justifica deixar luzes sem uso acesas Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

16/01/2023 04h00

Sem tempo, irmão

  • Quando acesas, luzes provocam picos de energia que geram um consumo maior

O que consome menos durante uma saída rápida da sala: deixar a luz acesa ou apagá-la e reacender quando voltar? A dúvida existe, pois o ato de acender uma lâmpada envolve um pico de energia e, em tese, é neste momento que elas consomem mais.

Apesar desse comportamento padrão, na maioria dos casos a resposta será: deixe a luz apagada quando não estiver usando o ambiente.

Ter o hábito de apagar luzes ajuda a economizar na conta de luz e desgasta menos as lâmpadas.

"Sempre compensa apagar. Por mais evolução tecnológica que um dispositivo tenha, desligá-lo significa aumentar a vida útil e diminuir consumo. Isso vale até para uma lâmpada de LED. É um pouco perigoso fazer essa afirmação [que compensa deixar ligada]", afirma Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI.

O engenheiro eletricista citou as lâmpadas fluorescentes, que usam um reator, como um exemplo. Elas consomem mais que as outras na hora de ligar. Mesmo assim não compensa deixá-las ligadas enquanto você sai para pegar um café, acrescenta.

Para o professor, vale mais a pena optar por dispositivos que gastem menos energia, em vez de se preocupar com o acender e apagar dos interruptores.

Além das lâmpadas

A orientação vai além das lâmpadas, ainda que a regra do "ligar gasta mais energia" seja real para dispositivos eletrônicos.

A recomendação de manter ligado se resume a um grupo pequeno de equipamentos —normalmente os que possuem modo standby.

"A exceção seriam as máquinas de uso contínuo, que precisem de inicialização. Mas, mesmo assim, não sendo por uma questão de performance, você deveria desligar todo e qualquer eletrônico para não ter problemas de consumo de energia", afirma Gianoto.

Ele explica que o modo standby de TVs e outros eletrônicos já deixa tudo pronto para que o equipamento tenha uma inicialização instantânea.

Dica extra: se quiser economizar na conta de luz, tire os eletrônicos que não estiver usando da tomada.

"Individualmente, esses equipamentos em standby consomem muito pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia. Numa casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$ 12 reais", afirmou Edval Delbone, coordenador do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em uma entrevista dada a Tilt no ano passado.

*Com texto de Rodrigo Trindade, publicado em 2019.