Topo

Tecnologia

Truques de tecnologia


Não apagar a luz ajuda a economizar na conta?

Getty Images
Momento que você aciona o interruptor é o que mais gasta energia, mas isso não significa que compensa deixar luz acesa Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

2019-02-19T04:00:00

2019-04-08T11:55:50

19/02/2019 04h00

É noite, você está saindo do quarto para pegar uma água na cozinha, mas vai voltar logo depois. Vale a pena desligar a luz do cômodo para economizar energia?

Parece uma coisa óbvia: apagar a luz é o que nos faz economizar. A questão é que o ato de acender uma lâmpada envolve um pico de energia e, em tese, é neste momento que elas consomem mais energia.

Mas a matemática para justificar que elas fiquem ligadas varia entre os diferentes tipos de lâmpada e, a não ser que sua saída seja muito rápida, é melhor manter o hábito de apagá-las. Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI, se opõe completamente à ideia de deixar a luz acesa --ainda que seja para uma saidinha breve.

"Sempre compensa apagar. Por mais evolução tecnológica que um dispositivo tenha, desligá-lo significa aumentar a vida útil e diminuir consumo. Isso vale até para uma lâmpada de LED. É um pouco perigoso fazer essa afirmação [que compensa deixar ligada]", explica.

O engenheiro eletricista citou as lâmpadas fluorescentes, que usam um reator, como um exemplo. Elas consomem mais que as outras na hora de ligar, mas mesmo assim não compensa deixá-las ligadas enquanto você sai para pegar um café.

Para Gianoto, vale mais a pena optar por dispositivos que gastem menos energia, em vez de se preocupar com o acender e apagar dos interruptores.

Só lâmpada?

A orientação vai além das lâmpadas, ainda que a regra do "ligar gasta mais energia" seja real para dispositivos eletrônicos. A recomendação de manter ligado se resume a um grupo pequeno de equipamentos --normalmente os que possuem modo standby.

"A exceção seriam as máquinas de uso contínuo, que precisem de inicialização. Mas, mesmo assim, não sendo por uma questão de performance, você deveria desligar todo e qualquer eletrônico para não ter problemas de consumo de energia", afirma Gianoto.

Ele explica que o modo standby de TVs e outros eletrônicos já deixa tudo pronto para que o equipamento tenha uma inicialização instantânea.

Então, se você tomou bronca da mãe por largar a luz do quarto ligada, saiba que ela estava certa. Por causa disso, a conta de luz da casa fica mais cara, mesmo que as lâmpadas sejam do modelo mais econômico existente.