Topo

Quer compartilhar aquele GIF no WhatsApp? Nova ferramenta vai te ajudar

O WhatsApp atualizou sua lista de celulares incompatíveis com o aplicativo - Getty Images
O WhatsApp atualizou sua lista de celulares incompatíveis com o aplicativo Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

02/03/2019 12h56

Resumo da notícia

  • Filtro de busca avançada chegou à versão beta do app no iPhone
  • Ferramenta permitirá que você faça buscas por tipos de mídia, além de texto
  • Novidade também chegará a celulares Android no futuro

Convenhamos: o WhatsApp é ótimo para muitas coisas, mas a busca dele não ajuda na hora de encontrar conteúdos que não sejam em texto. Isso está para mudar em breve, porque o aplicativo já liberou em sua versão beta para iPhone uma ferramenta de busca avançada, que permitirá o uso de filtros para que você encontre arquivos diversos compartilhados em todas suas conversas.

Como registrou o WABetaInfo, site especializado nas novidades do app, a função de busca avançada facilitará a vida de quem quer resgatar tudo quanto é tipo de mídia compartilhada com os contatos. Ao clicar na caixa de busca das conversas, em vez de apenas aparecer o teclado para você buscar o que deseja, uma tela nova surgirá, com o ícone "Mídia" no topo.

Abaixo dele, o aplicativo separa seis categorias para que você afunile a busca:

  • Fotos
  • GIFs
  • Links
  • Vídeos
  • Documentos
  • Áudios

Cada ícone indicará o número de arquivos de cada tipo que estiverem armazenados no celular. Por exemplo, se você tiver trocado 20 vídeos, o ícone dos vídeos terá a quantia descrita.

Busca avançada no WhatsApp - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Busca permitirá que você encontre diferentes tipos de mídia
Imagem: WABetaInfo/Reprodução

Depois de selecionar um dos tipos de mídia, o app listará todas as mensagens que contenham tal tipo de conteúdo. Como é na busca por texto, a listagem terá uma prévia dos arquivos, com nome do grupo ou contato com quem você compartilhou.

Dependendo do tipo de mídia, a prévia poderá ter uma miniatura de imagem ou GIF, ou um ícone de um documento com nome e identificação (.PDF, .DOC, .TXT). No caso de links, o app resgatará a prévia do link que aparece nas conversas, com um título e uma pequena introdução abaixo.

Vídeos e áudios aparecem listados, mas sem uma prévia disponível para tocar. Como é uma versão beta, isso pode ser mudado até o lançamento para todos os usuários do aplicativo.

O teste só está disponível para usuários de iPhone, mas essas novidades não ficarão restritas ao celular da Apple e chegarão para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android.