Topo

De Frida a Clarice: veja as mulheres homenageadas pelo doodle do Google

Doodle do Google com frase de Clarice Lispector para o Dia da Mulher - Reprodução/Google
Doodle do Google com frase de Clarice Lispector para o Dia da Mulher Imagem: Reprodução/Google

Rodrigo Lara

Especial para o UOL, em São Paulo

08/03/2019 15h53

Em razão do Dia Internacional da Mulher, o Google criou um doodle --aquelas imagens que surgem quando entramos na página principal do mecanismo de busca-- especial para a data. Interativa, a funcionalidade traz frases de 13 mulheres famosas, consideradas pioneiras mundiais.

Além das frases, cada cartão do Doodle tem uma arte criada por artistas gráficas de todo o mundo. Entre elas está a curitibana Cyla Costa.

Clarice Lispector - false - false

"Sou mais forte do que eu"

O doodle da versão brasileira do mecanismo de buscas começa com a frase "Sou mais forte do que eu", de autoria da romancista brasileira Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, ela é uma das autoras brasileiras mais importantes do século 20. 

"Pés, para que os quero?"

A segunda homenageada é a mexicana Frida Kahlo, com a frase "Pés, para que os quero se tenho asas para voar?". A vida da pintora foi repleta de problemas, como doenças e acidentes, o que não a impediu de ser uma referência do estilo surrealista --ela mesma afirmava que "não pintava sonhos", mas sim sua própria realidade.

"Nunca permita que limitem você"

Mae Jemison - Reprodução/ Instagram/ @maejemison - Reprodução/ Instagram/ @maejemison
Mae Jemison
Imagem: Reprodução/ Instagram/ @maejemison

O terceiro cartão tem a frase "Nunca permita que a imaginação limitada dos outros limite você". A autora, Mae Jemison, é uma engenheira, física e astronauta norte-americana. Foi a primeira mulher negra a viajar ao espaço, em 1992. 

"Não se deixe prender"

"Não se deixe prender por nada no mundo, exceto pela sua verdade interior mais pura" é a quarta frase. Sua autora é Emma Herwegh, estilista e escritora alemã do Século XIX e também uma ativista revolucionária que participou da chamada Primavera dos Povos, uma série de revoluções que ocorreram na Europa no final do Século XIX. 

yoko ono - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

"Sonho que se sonha junto é realidade"

A quinta homenageada é a artista Yoko Ono. "Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade". Multimídia, Ono já se envolveu em diversas atividades culturais, como música, cinema e arte plástica. Sua produção sempre foi considerada provocativa, quebrando padrões enquanto trazia mensagens de introspecção e pacifismo. 

"Somos preciosos demais"

A sexta frase é "Somos preciosos demais para permitir que a desilusão entre em nossas mentes". A autora é a indiana Beno Zephine, que em 2015 foi a primeira mulher cega a conseguir um cargo de diplomata na Índia.

"Não diga que você é uma fraca"

Mary Kom, boxeadora indiana, é a sétima homenageada. "Não diga que você é uma fraca, porque você é uma mulher" é a sua frase. Kom é a única mulher a ter seis títulos do Mundial de Boxe Amador. Foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2012, em Londres, e alcançou o primeiro lugar no ranking da Associação Internacional de Boxe Amador. 

Minas hackers: elas entram na tecnologia para combater as desigualdades

Conheça

"Acredito na ideia de futuro"

A oitava frase é "Eu realmente acredito na ideia de futuro". Sua autora é a conceituada arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em 2004 e também a primeira a ganhar a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA). Hadid também foi premiada premiada pela Ordem do Império Britânico devido aos serviços realizados à arquitetura.

"A coragem chama a coragem"

Millicent Fawcett é a citada no nono cartão, com a frase "A coragem chama a coragem em todos os lugares". Escritora, política e sufragista britânica, Fawcett foi uma ativista feminista na segunda metade do Século XIX. Ficou famosa pela sua luta por direitos iguais entre homens e mulheres, especialmente em relação ao acesso ao ensino superior e ao voto. 

"Asas dão liberdade"

O décimo cartão é dedicado à poetisa russa Marina Tsvetaeva, com a frase "Asas dão liberdade apenas enquanto estão abertas e voando. Nas costas de alguém, elas são um fardo pesado". Exilada após a Revolução Russa, em 1922, sua obra é considerada como uma das mais importantes da literatura russa do Século XX.

"O futuro pode amanhecer mais bonito"

Considerada a maior escritora francesa, George Sand --pseudônimo da francesa Amandine Aurore Lucile Dupin-- tem sua frase "O futuro pode amanhecer mais bonito que o passado" ilustrando o 11º cartão. Sand, que viveu durante o Século XIX, também é tida como a primeira mulher a viver de direitos literários e teve atuação na política, negociando perdões e reduções de sentença aos seus amigos após o golpe de estado protagonizado por Napoleão Bonaparte.

"Um sonho é um motivo para ser forte"

A 12ª frase é "Uma pessoa que tiver pelo menos um sonho, tem um motivo para ser forte". A autora é Sanmao, uma escritora taiwanesa. Nascida em 1943, ela não apenas fez sucesso com suas obras, mas também serviu de inspiração para muitos chineses por ter uma vida considerada livre e cosmopolitana. 

"A minha vida importa"

O último cartão traz a frase "A minha vida importa. Importa de igual forma. Sem poréns nem condições. Eu sou importante. Ponto final". Sua autora é a escritora nigeriana Chimamanda Adichie, considerada como uma das mais importantes autoras anglófonas da atualidade. Feminista, ela ganhou ainda mais notoriedade após uma palestra no TED talk em 2012, que teve trechos incorporados na música Flawless, da cantora norte-americana Beyoncé Knowles-Carter.

Além da homenagem no Doodle, o Google também programou o Google Assistente para trazer informações sobre mulheres notáveis. Para isso, basta ativar a funcionalidade em um celular Android (normalmente, a frase para isso é "OK Google") e dizer "feliz dia das mulheres". Depois deste dia 8, a frase para ativar a funcionalidade é "feliz mês das mulheres". 

Ao fazer isso, o Assistente mostrará perfis de mulheres como Chiquinha Gonzaga, Tomie Ohtake, Madalena Schwartz, entre outras.