Topo

De dentadura a papagaio: itens esquecidos no Uber são a cara do Brasil

Quem nunca? Fica tranquilo que esquecer algo em carro da Uber é comum - iStock/Getty
Quem nunca? Fica tranquilo que esquecer algo em carro da Uber é comum Imagem: iStock/Getty

Gabriel Francisco Rirbeiro

Do UOL, em São Paulo

15/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • No Dia de São Longuinho, Uber divulga itens perdidos em carros no Brasil
  • Tem de tudo na catalogação do app, de dentadura a papagaio
  • Itens curiosos são a cara do brasileiro comum país afora
  • Celular, claro, é o objetivo mais perdido; Brasília é a cidade mais esquecida

A Uber divulgou nesta sexta-feira (15), não coincidentemente o Dia de São Longuinho, um compilado de itens esquecidos nos carros da plataforma aqui no país. E uma coisa podemos tirar das estatísticas mais interessantes que você verá no dia de hoje: nada é tão a cara do brasileiro quanto o que as pessoas deixam para trás nos veículos.

É óbvio que os itens mais esquecidos são celular, carteiras e chaves. Disso a gente não tinha dúvidas, com o top 5 sendo completado por óculos e roupas. Mas o que interessa mesmo é o que o Brasil raiz está esquecendo por aí. E vamos relembrar: brasileiro já "esqueceu" até a mãe em carro de aplicativo.

Separamos abaixo alguns destaques da lista catalogada e enviada pela Uber:

O brasileiro alcoolizado

Em seu compilado, a Uber fez uma lista de objetos mais esquecidos separados por dia de semana - provavelmente tirando os comuns do top 5. E qual é a nossa surpresa de ver que no domingo e na segunda-feira o item mais esquecido nos carros do app é cooler para armazenar bebidas. Coincidência? Provavelmente esses coolers estarão vazios.

Olha a lista completa:

- Segunda: coolers
- Terça: controles de portão
- Quarta: livros
- Quinta: malas
- Sexta: malas
- Sábado: bolos e presentes de aniversário
- Domingo: coolers

O brasileiro sem festa

O item mais esquecido no sábado também dá o tom. Não apenas bolos e presentes de aniversário estão entre os itens mais esquecidos no fim de semana como alguns itens para lá de curiosos foram deixados para trás, acabando com qualquer festa.

Entre eles, estão 500 docinhos de festa, saco de bolinhas para piscina de bolinhas, acessórios de casamento e ATÉ UM BOLO FAKE DE 5 ANDARES DE CASAMENTO.

Sério, gente?

O brasileiro sem itens do corpo

"Só não esquece a cabeça, porque está grudada no corpo". Bom, isso é verdade. Mas e quanto a itens que não estão grudados no corpo?

Esses a gente anda esquecendo dentro dos Ubers da vida. Quem nunca, né? A lista de objetos esquisitos deixados para trás tem dentadura, aparelho auditivo, prótese de umbigo, ressonância magnética, medidor de glicose, cinta para coluna e rodas de cadeira de rodas.

O brasileiro esquece até o bichinho

Tá faltando amor aos animais de estimação por aí. O brasileiro já esqueceu, segundo a Uber, até papagaio dentro de um carro pedido pelo app. Gaiola de passarinho também. Nesse caso pelo menos acho que não tiveram que chamar a Luísa Mel para resgatar, né?

O brasileiro sem prova

"Ih, meu cachorro comeu a lição". Essa desculpa usada por alunos não cola faz tempo. Mas um professor talvez tenha que apelar para uma quase tão esfarrapada quanto: uma pasta com provas já foi deixada para trás em um carro pedido por app. Além disso, já teve quem esqueceu um diploma escolar dentro de um automóvel solicitado no aplicativo.

O brasileiro que não segura o bebê

Esse aqui a gente perdoa. Só que é pai ou mãe sabe o quão difícil é controlar crianças, ainda mais em carros de desconhecidos. Não à toa, itens de bebês e crianças peraltas são esquecidos com frequência. A empresa até fez um ranking:

1 - Sapato de crianças
2 - Bonecas e bichos de pelúcia
3 - Cadeira de bebê
4 - Carrinho de bebê
5 - Chupeta
6 - Mamadeira
7 - Enxoval
8 - Andador de bebê
9 - Mordedor

O brasileiro é musical

Não faltam objetos musicais na lista de itens esquecidos em carros da Uber, o que mostra toda a malemolência e variedade do brasileiro nesse quesito. As pessoas já esqueceram sanfona, baqueta de zabumba, pratos de bateria e até trompete.

O brasileiro mais esquecido é de... Brasília

Para completar com chave de ouro, nada mais simbólico do que o brasileiro mais esquecida ser o morador da nossa capital federal. Bem representativo. A Uber calcula isso com base na média de objetos esquecidos em comparação com o número de viagens. Saca só a lista:

1 - Brasília
2 - Rio Branco
3 - Montes Claros
4 - Petrolina
5 - São Luís
6 - Goiânia
7 - Porto Velho
8 - Imperatriz
9 - Ipatinga
10 - Cuiabá