Topo

Pagamentos e navegação no app: WhatsApp terá novidades em breve no Brasil

Facebook whatsapp aquisição compra fusão app redes sociais chamada logo logotipo - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Facebook whatsapp aquisição compra fusão app redes sociais chamada logo logotipo Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

15/03/2019 14h13

Você já usa o WhatsApp para falar com a galera, mas o aplicativo quer que você confie a ele seu rico dinheirinho. O bate-papo possui um serviço para transferências monetárias, que já é testado em alguns lugares do mundo, mas, em breve, começará a expandi-lo para outros mercados, e o Brasil está na lista dos destinos.

A novidade foi informada nesta sexta-feira (15) pelo do site WABetaInfo, que costuma adiantar novidades do aplicativo que ainda estejam em fase de testes e ou apresentam indícios escondidos dentro do seu código de programação. Outra ferramenta que o app deve ganhar em breve é a de permitir a navegação na web sem que você tenha de abrir outro programa para isso.

Pagamento? Manda um zap

"O WhatsApp irá estender a lista de países onde a ferramenta de pagamentos será liberada no futuro", informou o WABetaInfo. O recurso já funciona, que já funciona da Índia, deverá chegar ao Brasil, México e Reino Unido.

O sistema de transferência de dinheiro interno do WhatsApp já está sendo testado por usuários indianos desde pelo menos abril do ano passado. Começou com pessoas que usam celulares com Windows Phone. Mas, em julho do ano passado, chegou aos aparelhos equipados com Android.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui

Para usar o recurso, os usuários têm de aceitar os termos de pagamentos do WhatsApp, inexistentes nas políticas de uso atuais, além de aceitar a Política de Privacidade específica do banco que deverá habilitar a transação. Como se trata de informação extraoficial, o WhatsApp não se manifesta sobre quando (ou se) esse recurso será oficializado e lançado.

Outros mensageiros já realizam pagamentos em alguns países, como o Facebook Messenger, o Telegram e o Wechat, sendo esse último popular na Ásia. Pelo visto é uma tendência em ascensão.

Navegação dentro do app

Já a capacidade de navegar na internet sem sair do app foi adicionada ao WhatsApp na última versão beta para Android - esta é uma modalidade oficial de testes do programa destinada a quem usa o sistema operacional do Google.

WhatsApp tem regra própria, aprenda a usar sem quebrar a lei

Leia mais

Com a adição dessa ferramenta, ocorrerá algo que você já deve observar em outros serviços: todas as vezes que tentar abrir uma página na internet, em vez de navegadores como Chrome ou Firefox serem abertos, o WhatsApp mesmo exibirá o conteúdo online.

O WABetaInfo observa que o browser interno do WhatsApp conta com um recurso de navegação segura, que avisam perigos como a existência de algum vírus em uma página online.

Outra peculiaridade é que o WhatsApp restringiu a possibilidade de fazer capturas de telas do conteúdo de páginas exibidas pelo browser interno.

Usar um sistema de navegação interno dentro do WhatsApp poderia levantar a suspeita de que usar esse recurso daria de mão beijada todo seu histórico de visitas tanto ao aplicativo quanto ao Facebook, por tabela.

Esse sistema de browser interno, porém, é feito com as ferramentas de desenvolvimento do Android, o que faz tudo ser gerenciado pelo sistema operacional. Isso, porém, não impede que o Google saiba que páginas você anda acessando a partir do WhatsApp.