Topo

Que susto! Telegram diz que contas não foram excluídas após falha

Usuários não conseguiam acessar suas contas e acharam que elas haviam sido excluídas - Getty Images
Usuários não conseguiam acessar suas contas e acharam que elas haviam sido excluídas Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/03/2019 11h53

Inúmeros usuários do aplicativo de mensagens Telegram tiveram suas contas bloqueadas neste sábado (16). O problema foi global e atingiu usuários brasileiros também. Segundo o site Down Detector, que monitora instabilidades em diversas plataformas online, pico de reclamações sobre o problema aconteceu entre as 8h e 11h.

Ao abrir o aplicativo, os usuários não conseguiam entrar em suas contas e começaram a relatar que os perfis haviam sido excluídos. Mensagens, grupos, arquivos salvos. Tudo aparentemente perdido.


Calcula-se que cerca de 70 mil pessoas tenham sido afetadas. A boa notícia é que na realidade nada foi apagado, segundo o Telegram.

A empresa informou, por meio de sua conta no Twitter, que o problema aconteceu por conta de um erro em seu servidor, mas as contas não foram excluídas realmente (tuíte abaixo).

Os usuários que criaram novas contas não precisam se preocupar, segundo o Telegram. Elas serão substituídas automaticamente.

Por volta das 11h20 (do horário brasileiro), a empresa anunciou que o problema estava resolvido. Caso você ainda não consiga acessar os seus grupos, saia da sua conta e faça novamente o login.

O Telegram é um dos principais rivais do WhatsApp no mundo. Para muita gente ele acaba sendo uma alternativa ao serviço de mensagens do Facebook, principalmente quando ele passa por problemas técnicos.

Na última semana, por exemplo, o WhatsApp, Facebook e Instagram passaram por instabilidade por várias horas. Sabe quem ganhou 3 milhões de usuários no mesmo dia? O próprio Telegram.