Topo

De olho em boatos? Nova função do WhatsApp identificará mensagens virais

Aplicativo parece estar se mexendo para alertar a disseminação de boatos - Getty Images
Aplicativo parece estar se mexendo para alertar a disseminação de boatos Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

22/03/2019 12h11

Resumo da notícia

  • Site teve acesso a novos recursos que identificarão mensagens virais no WhatsApp
  • Uma delas permitirá que você veja quantas vezes uma mensagem foi encaminhada
  • A outra colocará um aviso de que tal mensagem já foi encaminhada mais de quatro vezes

A última novidade do WhatsApp é uma boa notícia para ligar as sirenes de um encaminhamento que pode ser um boato ou apenas um viral divertido. O aplicativo lançou em seu programa beta para Android a versão 2.19.80, que introduziu dois recursos: "Informações sobre encaminhamentos" e o destaque para mensagens "Encaminhadas com frequência".

A novidade ainda não está operacional no app, mesmo para quem participa do beta, mas o site WABetaInfo já acessou como elas funcionarão.

Ferramenta de "Informações sobre encaminhamentos" no WhatsApp - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Ferramenta de "Informações sobre encaminhamentos" no WhatsApp
Imagem: WABetaInfo/Reprodução
As "Informações sobre encaminhamentos" serão disponibilizadas como um complemento aos detalhes de cada mensagem, aquela janela onde você pode ver os conteúdos que foram entregues (certinhos cinzas) e lidos (certinhos azuis). Nesta aba, o aplicativo ordenará quem viu o material, quem o recebeu e, por último, quantas vezes ele foi encaminhado.

Quem costuma fuçar no app sabe que esse tipo de dado só é obtido nas mensagens que você envia, então não haverá como saber de pronto se um encaminhamento que chegou para você também foi enviado a outros milhares de pessoas. No entanto, existe como contornar essa limitação: encaminhe você mesmo tal mensagem. Desta maneira, você terá acesso a esse número.

Ferramenta de "Encaminhado com frequência" do WhatsApp - WABetaInfo/Reprodução - WABetaInfo/Reprodução
Ferramenta de "Encaminhado com frequência" do WhatsApp
Imagem: WABetaInfo/Reprodução
Já o recurso dos conteúdos "Encaminhados com frequência" é mais fácil de visualizar. Ele aparece na própria bolha da mensagem, discriminando os materiais que foram repassados mais de quatro vezes. Em vez de apenas "Encaminhado", o aplicativo identificará o conteúdo como "encaminhado com frequência".

O WABetaInfo explica que essa adição tem como objetivo ajudar o usuário do aplicativo a entender quando uma mensagem fica popular demais, o que pode ser sinônimo de spam ou de uma notícia falsa.

As mudanças servem como uma resposta do aplicativo às críticas que ele passou a receber desde 2018, quando pessoas foram mortas a partir de boatos disseminados dentro da plataforma. O aplicativo também foi usado para campanhas de desinformação em campanhas eleitorais, inclusive a brasileira.