Topo

Com inteligência artificial na câmera, LG K12+ chega ao Brasil por R$ 1.199

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

27/03/2019 12h16

Depois de oito meses, a LG está de volta com a última novidade de sua linha econômica. A fabricante sul-coreana lançou nesta quarta-feira (27) o K12+, a nova edição do smartphone básico da empresa, que chega para concorrer com o Galaxy J7 Prime 2 e o Moto G7 Play. Ele chega às lojas com preço sugerido de R$ 1.199, o mesmo valor da versão anterior do modelo (K11+).

O destaque do lançamento vai para os recursos de inteligência artificial das câmeras. O celular consegue identificar até oito tipos de cenários (como animal, paisagem, comida) e faz ajustes automáticos para capturar a imagem com o maior equilíbrio de contraste, brilho e nitidez, explicou a empresa durante o anúncio.

"A ideia é trazer para o segmento de entrada coisas que são comuns de ser encontradas só nos produtos mais top", destacou Fabrício Habib, gerente geral de produtos de mobile da LG no Brasil

Confira as principais configurações do K12+:

  • Tela: 5,7 polegadas HD+ (720 x 1440)
  • Sistema Operacional: Android Oreo
  • Processador: MediaTek MT6762 octa core 2.0 GHz
  • Câmeras: 16 MP (traseira dupla) e 8 MP (frontal)
  • Memória: 32 GB de armazenamento e 3 GB de memória RAM
  • Bateria: 3.000 mAh

Já tivemos um primeiro contato com o smartphone, que nos deixou uma boa impressão. De primeira, o que mais chamou a atenção é como a LG parece ter levado os princípios de design do top de linha G7 ThinQ para a linha K. Claro que não são 100% iguais, mas as semelhanças chamam a atenção.

O K12+ tem as mesmas dimensões do irmão mais poderoso e os corpos dos aparelhos são bem parecidos. Eles possuem o mesmo acabamento nas laterais.

As diferenças (visuais) são sutis, como a câmera principal simples, não dupla, a localização das entradas para chips e cartões de memórias e o conector do carregador - USB-B em vez de USB-C.

Já com a tela acesa, as diferenças são bem maiores: a tela do K12+ é um pouco menor, proporcionalmente, e não tem um entalhe para "esconder" a câmera frontal (8 MP), equipada com um flash, que fica na borda superior.

Por falar nela, ela tirou selfies competentes, inclusive no modo retrato. A mesma impressão ficou com a câmera principal (16 MP), embora ela ainda não tenha sido testada para valer. Tanto o sensor frontal, quanto o traseiro funcionam com a inteligência artificial que faz ajustes a diferentes tipos de cenários.

LG K12+ - UOL - UOL
Traseira tem disposição bem parecida com a do G7 ThinQ
Imagem: UOL

A tela também agradou. Ela é HD+ (720 x 1440), exibiu bem fotos, vídeos e conteúdos que explorei no navegador. Outro ponto positivo é o peso leve do smartphone, que não aparenta ser frágil.

Segundo a LG, o modelo foi aprovado em diferentes testes como cair 26 vezes de uma altura de pouco mais de 1 metro e passar por choques térmicos. Não é inquebrável, mas resistente ele parece ser.

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais

A impressão ruim ficou por conta da usabilidade, mas isso talvez seja mais uma preferência pessoal do que um problema do smartphone. Pelo tamanho da tela, segurar o celular na parte de baixo atrapalha na navegação. Um exemplo é que não dá para clicar nos Stories do Instagram ao segurar o K12+ com uma única mão.

O LG K12+ ainda traz um processador octa core de 2 GHz, além de 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento. Fique de olho aqui no UOL Tecnologia que, na próxima semana, teremos o teste completo com todas nossas observações sobre o smartphones.