Topo

O olhar diz tudo? IA consegue prever a personalidade pelo movimento ocular

iStock
Imagem: iStock

Luiza Ferraz

Colaboração ao UOL, em São Paulo

27/03/2019 04h00

Dizem que os olhos são a janela da alma, revelando como pensamos e como nos sentimos. Bom, a inteligência artificial provou que essa frase tem um fundo de verdade.

Um estudo realizado pela Universidade da Austrália Meridional e pela Universidade de Stuttgart conseguiu prever a personalidade só de olhar nos olhos das pessoas, usando uma máquina de rastreamento ocular.

O projeto convocou 42 voluntários para usar um dispositivo de monitoramento enquanto realizavam suas tarefas rotineiras. Depois disso, eles ainda responderam um questionário para testar seus tipos de personalidade.

Dos cinco principais traços analisados, quatro foram identificados pela máquina. São eles: extroversão, neurose, virtuosidade e rigor.

Para os pesquisadores, essa iniciativa será capaz de melhorar a interação entre humanos e robôs, fazendo com que estes sejam melhor desenvolvidos socialmente.

"Desta maneira, máquinas conseguirão agir naturalmente e interpretarão melhor os sinais humanos", afirmou Tobias Loetscher, um dos responsáveis pelo experimento, ao "CNet".

Conheça Rico Malvar, o brasileiro que fala com máquinas e lidera inovação na Microsoft

Leia mais