Topo

Como a tecnologia pode resolver estes 10 desafios globais

A tecnologia pode ser uma grande aliada para nos ajudar a tornar o mundo melhor - Getty Images/iStockphoto
A tecnologia pode ser uma grande aliada para nos ajudar a tornar o mundo melhor Imagem: Getty Images/iStockphoto

Luiza Ferraz

Colaboração ao UOL, em São Paulo

29/03/2019 04h00

O mais interessante da ciência é a oportunidade de causar um impacto positivo no planeta e na vida das pessoas --seja com novas criações ou descobertas que podem até curar doenças.

Muitos avanços já foram feitos nesse ramo, como o desenvolvimento de filtros d'água em regiões periféricas, métodos capazes de detectar a malária com agilidade e sistemas que alertam para riscos de desastres ambientais.

No entanto, com a quantidade de problemas epidêmicos que vemos hoje em dia, tanto na área da saúde quanto na poluição e destruição do ecossistema, o MIT Technology Review listou algumas ocasiões em que a tecnologia pode nos ajudar a encontrar um futuro melhor.

Reciclagem de carbono

O processo de eliminação do gás carbônico tem tomado forma em diversas pesquisas e experimentos. Mas, a quantidade de CO? que permaneceria na atmosfera ainda é grande. É por isso que empresas e cientistas têm estudado maneiras de sequestrar e reciclar o dióxido de carbono em produtos, como concreto, combustíveis sintéticos, polímeros, entre outros.

Armazenamento de energia em larga escala

Já foram descobertas fontes renováveis de energia, e muitos também adquiriram os sistemas fotovoltaicos e eólicos. Mas o que fazer em dias nublados e sem vento? É muito fácil voltar aos métodos convencionais. A partir disso, é necessário encontrar uma maneira acessível de armazenar energia em larga escala, e muitas startups fizeram desta a sua missão, com baterias renováveis e tanques de sal fundido - como é usado em usinas heliotérmicas.

Vacina universal contra a gripe

Esse é um problema que vem se alastrando desde os primórdios. Quando pensamos que uma gripe foi extinta, como é o caso da H1N1, ela volta a nos assombrar. No passado, populações foram dizimadas por conta desse vírus, e hoje vemos casos parecidos. Apesar dos remédios e novas tecnologias que permitem a rápida recuperação do paciente, será que não é possível desenvolver uma vacina universal para que infecções como essa sejam erradicadas de vez?

Tratamento da demência

Mais de um entre 10 norte-americanos acima dos 65 anos sofre de Alzheimer, segundo o MIT Technology Review. Essa doença neuro-degenerativa vem se alastrando ao redor do mundo e, apesar dos muitos estudos nessa área, ela permanece mal-compreendida. Desta maneira, é necessário um tratamento que possa terminar de uma vez por todas, ou ao menos amenizar os sintomas dessa e de outras formas de demência.

Limpeza dos oceanos

Enquanto falamos de variados tipos de doença, esquecemos da que contamina o nosso oceano: o plástico. Bilhões de 'microplásticos', como são chamados, estão boiando pelos nossos mares e matando as nossas espécies aquáticas neste exato momento. Cientistas e pesquisadores temem pelos efeitos que isso pode causar a nossa saúde. Diferentes opções já foram apresentadas, mas nenhuma se mostrou efetiva.

Dessalinização eficiente

Há uma quantidade 50 vezes maior de água salgada no oceano do que de água doce. Isso, em conjunto com uma população que segue crescendo, acabou se tornando uma das maiores preocupações dos especialistas. O planeta até conta com água suficiente para todos, o problema, no entanto, é achar uma maneira de dessalinizá-la. Novos tipos de membranas e eletroquímica já foram testadas para variados usos da água salgada, mas o importante é fazer com que ela se torne potável.

Carros autônomos e seguros

Assim como nos Jetsons, o ser-humano até conseguiu desenvolver carros autônomos. Agora, o segundo passo: como fazê-los seguros? Além da dificuldade em se locomover no trânsito e em dias nublados, eles também não conseguem detectar tons escuros. Se conseguirmos encontrar uma maneira de criar automóveis inteligentes e que obedeçam as regras de trânsito, talvez seja possível eliminar de uma vez as mortes causadas em acidentes de carro.

Robôs interativos

A inteligência artificial tem alcançado níveis estratosféricos. Nesta semana, vimos uma perna que se mexe sozinha sem programação e máquinas que podem detectar sua personalidade através do movimento ocular. Estudos como esses, nos mantém confiantes para onde a tecnologia pode chegar, mas quando conseguiremos ver robôs interagindo com humanos, assim como animais? Muitos benefícios poderiam ser aproveitados disso.

Predição de terremotos

Já imaginou quantos estragos poderiam ter sido evitados se soubéssemos quando aconteceria um terremoto? Hoje, é possível avisar com semanas de antecedência, mas na hora, eles sempre aparecem de surpresa. Se fossem descobertas maneiras de alertar, ao menos, algumas horas antes, para que as cidades fossem evacuadas, muitas vidas seriam poupadas.

Decodificação do cérebro

Como formamos pensamentos e memórias? O cérebro humano ainda é um dos maiores mistérios para os neurocientistas. Até sabemos um ou outra coisa sobre ele, como o fato de contar com bilhões de neurônios capazes de nos movimentar, mas, ao entendê-lo melhor, transtornos mentais como esquizofrenia e autismo poderiam ser tratados.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, a malária é transmitida por protozoário. O texto já foi corrigido.