Topo

Tecnologia

Dicas de tecnologia


Não aguenta mais o computador lento? Calma que tem jeito; entenda

Getty Images
Antes de jogar o computador pela janela, tente estas alternativas Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-04-02T04:00:00

02/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Desfragmentar o HD é um jeito fácil de aumentar a velocidade do PC
  • O procedimento reorganiza automática dos conteúdos gravados
  • A ação é feita em seis passos no Windows 10, e pode ser agendada acontecer automaticamente

Conforme você baixa, manipula ou exclui arquivos, os dados dentro do HD do seu computador podem ficar bagunçados. Isso porque o Windows fragmenta essas informações, ou seja, divide os conteúdos em pedaços menores para fazê-los caber nos espaços vazios dentro do disco rígido criados no momento em que apagamos alguma informação.

Essa separação de conteúdos produz uma "baguncinha" de arquivos que faz com que o HD demore cada vez mais para encontrar os dados separados no disco e, em casos mais extremos, o computador pode ter um problema de desempenho --mesmo com processador e memória RAM adequados.

É aí que entra o processo de desfragmentação do disco rígido. Basicamente ele reorganizar a "bagunça" de dados dentro do seu HD, o que ajuda a economizar recursos do sistema na hora de rodar os arquivos.

Passo a passo

  • Acesse o Windows Explorer e clique em "Este computador".

.

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

  • Vá em "Dispositivos e unidades". Normalmente, os computadores terão apenas uma opção aqui, representada pelo "C:".
  • Clique com o botão direito no ícone e, depois, em "Propriedades".

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

  • Na próxima janela, clique em "Ferramentas" e, depois, em "Otimizar".

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

  • Com a descrição do seu disco rígido selecionada, clique na opção "Analisar". O programa irá fazer uma varredura da estrutura do seu HD e descobrir quais são os fragmentos, como estão organizados e onde há espaços vazios.

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

  • Uma vez feita a análise, a próxima tela mostrará quão fragmentado o disco está. Para deixá-lo mais organizado, basta clicar em "Otimizar".

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

O tempo que o procedimento demora varia de computador para computador, mas uma vez concluído esse processo, o disco rígido estará o mais organizado possível.

Para não precisar fazer o procedimento manualmente com frequência, você pode agendar verificações automáticas. Isso é feito na própria tela de "Otimizar unidades", clicando em "Otimização agendada" e marcando a opção "Executar seguindo um agendamento".

Você pode deixar que o computador faça automaticamente todo o processo uma vez por semana, por exemplo.

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

Procurando erros

Além de desfragmentar o disco rígido, há outro procedimento que ajuda a manter a boa saúde do seu HD. Trata-se da "verificação de erros", que antigamente chamava-se chkdsk, na época do sistema operacional DOS, e posteriormente "scandisk", nas primeiras versões do Windows. Atualmente recebe o nome de "verificação de disco".

Essa ferramenta passa um "pente fino" no seu HD, de maneira a encontrar e corrigir possíveis erros, como dados corrompidos ou informações erradas sobre tamanhos dos arquivos.

Além disso, o procedimento também detecta possíveis setores defeituosos do disco. Em casos extremos --com porções fisicamente danificadas--, ele isola esses locais para que não sejam usados novamente pelos programas. Isso evita, por exemplo, a perda de dados e o mau funcionamento dos aplicativos.

Aqui, o procedimento é similar ao visto na desfragmentação de disco. A diferença é que na tela de "Ferramentas", dentro da janela de "Propriedades" da unidade de disco, você irá clicar em "Verificar".

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

Em seguida, uma outra janela abrirá. Pode ser que você receba a mensagem de que não é necessário executar esse procedimento. De qualquer maneira, para que ele seja feito, basta clicar em "Verificar Unidade".

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

Ao final do procedimento, a análise irá determinar se será necessário ou não tomar alguma ação. Neste caso, basta seguir as instruções da tela.

Rodrigo Lara/UOL
Imagem: Rodrigo Lara/UOL

Independentemente da ação que for realizada para a melhoria do desempenho do PC, seja a desfragmentação de disco ou a verificação de erros, é importante a realização de back-ups periódicos dos seus arquivos importantes, o que garantiria sua recuperação caso ocorra alguma pane no HD.

Com consultoria do professor João Carlos Lopes Fernandes, do curso de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.