Topo

Curiosidades de tecnologia


O que é pangolim? Entenda uma das palavras mais buscadas pelo brasileiro

Firdia Lisnawati/AP
Pangolim carrega filhote na cauda em Bali, na Indonésia Imagem: Firdia Lisnawati/AP

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-04-02T04:00:00

02/04/2019 04h00

Você sabe o que é um pangolim? Muitos brasileiros gostariam de saber. Um levantamento feito pela empresa de marketing digital SEMrush revelou as expressões que os brasileiros mais buscaram no Google precedidas por "o que é" ao longo de 2018. "O que é pangolim" foi uma das mais frequentes.

Perguntar ao Google "o que é" é uma maneira muito útil de usar a ferramenta de buscas para tirar dúvidas pontuais ou achar definições de palavras. E a definição de pangolim foi buscada 110 mil vezes em 2018.

Damir Sagolj/Reuters
Filhote de pangolim ("Manis Javanica") em zoológico de Bali Imagem: Damir Sagolj/Reuters

Aliás, se você é um dos curiosos e chegou aqui buscando uma definição, vamos a ela:

Pangolim é o nome de um mamífero encontrado na África e na Ásia que parece uma mistura de tatu com bicho-preguiça e tamanduá. Há várias espécies diferentes do animal, mas em geral ele tem tamanhos que variam de 40 a 50 cm.

Alguns traços marcantes do pangolim são suas longas garras e o corpo recoberto de escamas, o que funciona como uma armadura. Ele não possui dentes e se alimenta, basicamente, de formigas. Quando ameaçado, o pangolim se fecha em forma de bola, assim como um tatu-bola.

Then Chih Wey/Xinhua
Mais um filhote de pangolim fofo Imagem: Then Chih Wey/Xinhua

Com frequência, o pangolim é representado em produtos da cultura pop, como em games e desenhos animados de "Pokémon" - o personagem Sandshrew, por exemplo, é inspirado em um pangolim.

É um animal sob risco de extinção - tanto que há um "Dia Mundial do Pangolim", comemorado no terceiro sábado de fevereiro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre esse risco. O comércio ilegal de pangolins ocorre, em parte, devido à crença de que suas escamas têm propriedades afrodisíacas. Além disso, sua carne é tida em alguns lugares como uma iguaria.

AFP
O recluso pangolim, também conhecido como tamanduá escamoso, se transformou no mamífero mais traficado do planeta devido à crescente demanda na China e no Vietnã Imagem: AFP