Topo

Tecnologia

Inovação


Abre o olho, Uber! Musk explica para que serve a câmera interna do Model 3

Câmera interna do Model 3, da Tesla, tem utilidade misteriosa para maioria dos donos do veículo

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

2019-04-07T12:41:04

07/04/2019 12h41

Não é de hoje que Elon Musk tem fama de visionário. Mas dessa vez, ele parece ter ido longe demais. A Tesla, empresa da qual ele é presidente, lançou um novo carro elétrico, o Model 3, que possui diversos recursos misteriosos, até mesmo para quem adora ler manuais de uso.

Um deles é uma câmera acima do espelho refletor. Alguns donos do veículo ficaram tão preocupados, que, enquanto não descobriam qual poderia ser sua real utilidade, passaram a tampá-la - da mesma forma que você deveria cobrir a câmera de notebooks para evitar espionagem de hackers. Foi aí que Musk entrou em cena e deu uma explicação que deveria deixar os executivos da Uber de cabelos em pé.

"Até que a Tesla ou Elon Musk me diga o que essa câmera está fazendo, eu vou desativá-la", escreveu no Twitter um grupo de entusiastas da montadora, chamado de Living Tesla.

A câmera em questão é acionada quando o carro é colocado no Modo Sentinela. A partir daí, ela monitora o que ocorre no interior do veículo. A ideia, porém, é que esse modo seja ativado quando o carro é estacionado e seu dono já não está nele. O objetivo é flagrar ladrões em ação.

A dúvida era: para que a câmera serve quando o Modo Sentinela não está acionado? Foi isso que Musk revelou em uma mensagem no Twitter nesta quinta-feira (4).

Ela está aí para quando nós começarmos a competir com Uber, Lyft e pessoas que liberarem seu para ganhar dinheiro para elas como parte da frota compartilhada e autônoma da Tesla. Nesse caso, se alguém bagunçar com seu carro, você poderá checar o vídeo

Musk já havia dado outros indicativos de que pretende muito em breve construir um tipo de negócio envolvendo carros autônomos. Segundo ele, os donos colocariam seus veículos à disposição da Tesla, que construiria uma plataforma de agendamento de corridas. Com isso, alguém chamaria um carro para, digamos, ir ao hospital. Em vez de um motorista ir até à casa dessa pessoa, o próprio carro se dirigiria sozinho até lá, usando suas capacidades de condução autônoma.

Toda essa estratégia, no entanto, parecia algo distante. Segundo Musk, isso é algo que já é possível fazer com os modelos vendidos pela Tesla atualmente.

O que não é bem entendido é que os carros da Tesla feitos hoje serão capazes de fazer isso por você. É apenas uma questão de concluir o software e passar pela aprovação regulatória
Elon Musk

O executivo afirmou que mais novidades serão reveladas muito em breve, durante uma apresentação marcada para 22 de abril.