Destinatário ausente? Caixa de correio "inteligente" quer evitar o problema
Resumo da notícia
- Acessórios permitirão que entregadores dos Correios deixem pacotes sem necessidade de alguém para receber de imediato
- Caixas inteligentes são semelhantes a armários automatizados de academias e têm diferentes espaços
- Serviço não é disponibilizado em todo o Brasil, mas você pode checar se sua região é atendida por ele
Quem mora em condomínios sem portaria sabe bem: muitas vezes você está esperando uma encomenda e ela chega justamente quando não há ninguém em casa. Como consequência, o rastreamento passa a indicar o status "destinatário ausente".
Em alguns serviços, como o Sedex, são feitas três tentativas de entrega. Caso todas falhem, a encomenda fica disponível na agência mais próxima do destinatário por sete dias úteis e, depois, é devolvida ao remetente.
Até o momento, a solução para isso era ficar no conforto da sua residência aguardando a entrega - algo totalmente inviável para quem trabalha fora de casa, por exemplo - ou simplesmente contar com a sorte.
Agora, os Correios anunciaram uma possível alternativa: suas entregas poderão ser deixadas nas chamadas caixas de correio inteligentes e retiradas pelos destinatários a hora que puderem ou desejarem.
Esses aparatos são similares aos armários automatizados que vemos em academias, por exemplo. A ideia é que haja espaços de tamanhos diferentes, capazes de alocar os mais variados tipos de encomendas.
Na hora da entrega, o funcionário dos Correios acessará uma espécie de central de controle do equipamento, escolhendo o destinatário e o tamanho da encomenda. Feito isso, o armário abrirá um compartimento. Guardada a mercadoria, caberá ao morador se identificar no equipamento, que destravará automaticamente o espaço no qual a sua encomenda se encontra.
É possível também receber uma notificação via SMS quando a sua encomenda estiver disponível para retirada. Para isso, cadastre o seu número de celular na página de rastreamento dos Correios.
A instalação dos armários inteligentes fica a cargo do condomínio e, no momento, há apenas duas fabricantes credenciadas. Em seu site, a estatal se exime de qualquer responsabilidade sobre "os processos de venda, instalação, manutenção e suporte" do equipamento. Uma vez instalada a caixa "inteligente", o condomínio deve entrar em contato com os Correios para sinalizar que as entregas devem ser feitas no equipamento.
O serviço de entrega em caixas de correio inteligentes, por sua vez, não está disponível em todo o Brasil: os Correios divulgaram uma lista dos CEPs que são atendidos pelo novo serviço.
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