Topo

Tecnologia

Dicas de tecnologia


Menu secreto do Android vai fazer seu celular parecer bem mais rápido

Getty Images/iStockphoto
Truque no Android faz celulares parecerem mais rápido Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2019-04-21T13:36:01

21/04/2019 13h36

Resumo da notícia

  • Celulares Android contam com um menu secreto que pode ser ativado por usuários
  • Mudar opções de desenvolvedor pode fazer com que aparelho pareça mais rápido
  • Truque requer alguns passos dentro das configurações do seu smartphone

A maioria dos celulares Android conta com um truque que faz com o que os aparelhos pareçam ficar mais rápido para os usuários. Compartilhada pelo site Business Insider, a dica vale para muitos que utilizam o sistema operacional mais usado no mundo para smartphones.

É bom deixar claro que o truque não faz com que os celulares realmente ganhem velocidade. A diferença ficará na percepção do usuário, que poderá achar o celular mais rápido graças a mudanças nas animações.

O truque pode ser útil principalmente para quem troca um iPhone por um Android e acha que o celular está lento - na verdade muitas vezes não está, principalmente tops de linha de marcas como Samsung, Motorola, LG e outras que contam com ótimos processadores.

Vamos ao que interessa então. A função pouco conhecida está em um menu chamado "Opções de Desenvolvedor" (Developer Options) que não está presente automaticamente em celulares. Na prática, ela deixa você reduzir a quantidade de animações quando você abre e fecha aplicativos, desbloqueia o celular e até faz com que os apps pareçam mais rápidos quando você navega neles.

1 - Ache a opção Número de Compilação

Reprodução
Ache a opção "Número de Compilação" dentro de "Informações do Software" Imagem: Reprodução

O caminho para ativar a dica pode variar entre smartphones e requer alguns truques. Em um Galaxy S9 testado pelo UOL Tecnologia, você precisa primeiro entrar em Configurações, depois Sobre o Telefone e aí em Informações do Software. Dentro dessa seção você vai achar "Número de Compilação".

2 - Faça o truque para liberar o menu secreto

É aí que você fará o truque para liberar o menu secreto. Basta dar alguns toques rápidos repetidos em cima da opção "Número de Compilação" por algumas vezes para se tornar um desenvolvedor no smartphone.

3 - Abra o novo menu secreto

Reprodução
Nova seção chamada Opções de Desenvolvedor aparecerá na parte de baixo da tela Imagem: Reprodução

Depois disso, volte para o menu principal das Configurações e você verá que foi liberada no final dele uma nova seção: Opções de Desenvolvedor.

4 - Altere configurações de desenvolvedor

Reprodução
Altere escalas de animação dentro das opções de desenvolvedor Imagem: Reprodução

Agora basta você abrir essas configurações de desenvolvedor e achar as opções "Escala de Animação da Janela", "Escala de Animação de Transição" e "Escala de Duração da Animação". Todas elas estarão por padrão em 1x. Reduza todas para 0,5x.

Pronto, agora seu celular Android vai parecer bem mais rápido.

Quais os melhores celulares de 2018? Veja os destaques de cada categoria

Leia mais